Com mais de dois bilhões de usuários ativos todos os meses e 90% deles seguindo pelo menos uma conta de negócios, o Instagram é uma mina de ouro para empreendedores do e-commerce e do varejo.
Se sua marca está no Instagram, você conhece a satisfação de ser marcado em uma publicação. Seja por um influenciador com quem colabora há tempos ou por um novo fã, cada @ simboliza sua estratégia de marketing nas redes sociais ganhando vida — e mais pessoas descobrindo e interagindo com o seu trabalho.
O recurso de marcação de produtos do Instagram (ou tag de produtos), é uma ferramenta poderosa para aproximar clientes dos seus produtos.
Mas isso não significa que incorporá-las à sua estratégia de marketing seja uma tarefa simples. Na verdade, existem várias maneiras de fazer essa integração — e todas exigem criatividade e planejamento estratégico.
A seguir, confira algumas dicas práticas de como usar a marcação de produtos no Instagram de forma eficiente para potencializar suas vendas na plataforma.
Por que usar o recurso de marcação de produtos no Instagram?
A possibilidade de realizar uma compra diretamente no Instagram foi muito bem-recebida pelos usuários da plataforma, especialmente entre aqueles que já seguem algumas marcas ou que usam a guia Explorar do Instagram para descobrir lojas e produtos.
A criação de recursos como marcação de produtos, portanto, pode ser incrivelmente lucrativa para lojistas e empreendedores: afinal, eles possibilitam a criação de uma experiência de compra descomplicada e eficiente, que começa com uma única publicação.
Como marcar produtos no Instagram
Embora a marcação de produtos tenha sido originalmente lançada de forma limitada, hoje qualquer marca com uma loja do Instagram com checkout habilitado em regiões qualificadas pode usar esse recurso. Além disso, outros usuários também podem marcar os seus produtos em publicações próprias, e você pode controlar essas marcações.
É possível marcar até 20 produtos diferentes ou lojas do Instagram em uma única publicação no feed, carrossel ou Reels. Também dá para voltar a publicações antigas e adicionar tags de produto — uma estratégia interessante se elas estiverem voltando a ganhar visibilidade. Já nos Stories, a marcação pode ser feita por meio de figurinhas de produtos.
Por outro lado, se a ideia for marcar produtos diretamente nas legendas, isso não será possível. Embora o Instagram tenha oferecido essa função no passado, ela foi descontinuada. Atualmente, os produtos só podem ser marcados em publicações do feed, carrosséis, Reels e Stories.
3 marcas que utilizam a marcação de produtos no Instagram
A natureza altamente visual do Instagram faz com que recursos como a marcação de produtos seja uma aliada importante para os e-commerces que já utilizam a plataforma.
No entanto, um número significativo de marcas ainda encontra dificuldades na hora utilizar esse recurso, sobretudo porque não conseguem encontrar uma identidade visual e uma estética agradável para seus conteúdos.
O resultado? Posts que não cativam os seguidores (e, claro, um número mínimo de vendas).
Confira algumas marcas que utilizam esse recurso com maestria e inspire-se para começar a vender mais no Instagram.
1. Sobrebarba
As marcas que querem se destacar nas redes sociais precisam, obrigatoriamente, contar com fotos e vídeos de alta qualidade. A boa notícia é que, hoje em dia, isso não significa ter que investir em um estúdio e muito menos em modelos, já que você pode tirar fotos incríveis com a câmera do seu próprio smartphone.
A Sobrebarba, por exemplo, costuma publicar imagens que têm como foco central os produtos da loja (incluindo, claro, as tags de produto):

Esse post da Sobrebarba apresenta três itens imprescindíveis para um conteúdo de alta qualidade:
- Plano de fundo da imagem: fundos levemente desfocados ou que utilizem cores neutras, como branco ou preto, ajudam a criar uma estética agradável e consistente.
- Destaque: produtos em posição de destaque no primeiro plano são importantes para atrair imediatamente o olhar do cliente.
- Iluminação: fotografar em um ambiente com uma boa luz natural (opção mais em conta) ou utilizar espaços com boa iluminação artificial, desde que a lâmpada emita uma luz branca e não amarela (o branco fotografa melhor), realça detalhes e texturas e evita sombras indesejadas.
Você também pode seguir o exemplo da Sobrebarba e fotografar dois produtos (ou mais) em uma única foto, compilando as marcações de produtos em uma única publicação.
Pode parecer muito trabalho para uma só foto, mas lembre-se: essa foto pode ter um impacto enorme no número de vendas da sua loja. Além disso, uma fotografia de qualidade é um ativo para a sua loja, uma vez que pode ser reutilizada em novas campanhas de marketing e em outros conteúdos.
2. Herschel Supply Co
Você não precisa investir apenas no estilo de fotografia de produto. Se a ideia é aproveitar ao máximo a natureza visual do Instagram, por que não mostrar o seu produto no mundo real? Você pode associar os seus produtos a um estilo de vida específico, para que os seus seguidores e clientes em potencial possam se imaginar naquelas situações, e incluir a marcação de produtos para que realizem a compra diretamente na plataforma.
Lembre-se: a identificação com o produto e com a marca é um passo importante no processo de compra, especialmente em plataformas como o Instagram.
A Herschel Supply Co, por exemplo, consegue fazer isso de maneira elegante e descontraída:

O conteúdo e as fotos de lifestyle da marca indicam que a Herschel também investe em uma identidade visual urbana e jovem, ideal para o seu público-alvo. A foto da esquerda, por exemplo, poderia facilmente ser uma foto publicada por uma seguidora da marca durante uma viagem.
3. Mr. Cat
Se o seu produto está vendendo bem e a loja está recebendo boas avaliações, há grandes chances de que os seus clientes estejam publicando fotos, vídeos ou outros conteúdos sobre o produto nas redes sociais.
Mais do que um marketing gratuito para a sua marca, esses conteúdos gerados por usuários podem ser incorporados ao perfil oficial da loja – incentivando a criação de novos conteúdos, impulsionando o número de compras e, claro, ajudando a criar uma identidade descontraída para a marca.
A Mr. Cat é um bom exemplo de uma marca que, mesmo já estabelecida no mercado físico, conseguiu se adaptar ao mundo virtual do Instagram e das redes sociais. Sempre que o perfil oficial da loja publica conteúdos de usuários, a publicação é orgânica e natural:

A melhor parte é que a Mr. Cat também inclui marcações de produtos e algumas hashtags nesses conteúdos, o que potencializa as chances de venda.
Vale lembrar que tanto as marcações de produtos quanto as hashtags são recursos especialmente importantes para lojistas que desejam aparecer na guia Explorar do Instagram.
Como potencializar a marcação de produtos no Instagram nos Stories da marca
- Eduque e divirta seu público
- Adote o formato de vídeo
- Inclua figurinhas do Instagram
- Faça parcerias com influenciadores
Os Stories do Instagram continuam sendo um dos recursos mais importantes para marcas e lojistas, pois praticamente todo usuário vê os Stories diariamente. É um espaço dinâmico e de alto engajamento, ideal para mostrar produtos de forma rápida e criativa, lançar novidades e conectar com o público de maneira direta.
Confira dicas de como utilizar essa funcionalidade para vender produtos:
1. Eduque e divirta seu público-alvo
A grande vantagem dos Stories do Instagram é justamente a sua natureza efêmera, que permite a geração de conteúdos espontâneos e, muitas vezes, inesperados.
Os conteúdos publicados no feed do perfil são tidos como "oficiais", pois costumam ser mais sérios e relevantes. Os conteúdos publicados nos Stories, no entanto, são muito mais descontraídos, engraçados e, até mesmo, humanos, pois captam um lado da marca que dificilmente é transmitido no feed.
Você também pode usar o espaço dos Stories para ampliar a mensagem da sua marca, mostrando mais do que promoções e ofertas exclusivas.
Se você tem mais de 10 mil seguidores, por exemplo, pode usar os links "Ver mais" para redirecionar os seus seguidores ao blog da loja ou mesmo para o seu canal do YouTube.
2. Adote o formato de vídeo
Você sabia que os anúncios em vídeo publicados nas redes sociais influenciam diretamente o processo de compra dos clientes? Na verdade, 93% dos consumidores acham que os vídeos têm um impacto positivo na decisão de compra.
A Arezzo, por exemplo, tem uma excelente estratégia de vídeo para os Stories. A marca publica conteúdos interativos em vídeo quase todos os dias, mostrando looks completos para o trabalho, para uma ocasião especial ou para o final de semana (tudo isso, claro, mantendo a identidade visual da marca).
Um bom conteúdo de vídeo é aquele que consegue contar uma história para o cliente. Se você conseguir contar boas histórias sobre a marca ou sobre os seus produtos, as chances de que os clientes entendam o valor da sua marca (e, possivelmente, realizem uma compra) aumentam consideravelmente.
Vale lembrar ainda que é possível adicionar figurinhas ou links "Ver mais" aos seus Stories e salvá-los aos Destaques, para que sejam visualizados a qualquer momento por novos seguidores ou mesmo por clientes já fidelizados.
3. Inclua figurinhas do Instagram
Os Stories são um recurso poderoso para marcas que querem promover seus produtos de maneiras divertidas, que fogem à publicidade tradicional.
Uma das maneiras de fazer isso é usando as figurinhas do Instagram, atualmente disponíveis em alguns mercados. Elas funcionam de forma parecida com as tags de produto, mas são exclusivas dos Stories, permitindo que os usuários interajam de maneira mais direta com os produtos. Além disso, essas figurinhas ajudam a destacar ofertas, lançar novidades e aumentar o engajamento de forma natural, tornando a experiência mais interativa para o público.
4. Faça parcerias com influenciadores
Vincular produtos diretamente traz grandes vantagens para marcas que querem aproveitar as marcações de produtos no Instagram, especialmente quando se trata de como trabalham com influenciadores.
Os influenciadores do Instagram são uma ferramenta poderosa de marketing, pois conseguem mostrar produtos em contextos do mundo real — por exemplo, um produto de beleza sendo aplicado ou roupas sendo usadas no dia a dia. Vincular diretamente ao produto permite que os clientes encontrem e comprem com muito mais rapidez. Além disso, pode ser uma vantagem para os influenciadores, já que mantém seus fãs na plataforma, sem precisar direcioná-los para fora do aplicativo.
Além disso, as tags possiblitam que influenciadores se conectem não apenas à marca, mas a produtos específicos que se encaixam perfeitamente em seu nicho. Em vez de representar genericamente uma marca de cuidados com a pele orgânica, um influenciador pode ser embaixador de um spray facial de água de rosas — aquele que realmente faz sentido para seu público.
Marque produtos no Instagram para impulsionar suas vendas e engajamento
O Instagram está sempre lançando novos recursos e atualizações para manter a plataforma atraente e envolvente. Marcas que acompanham essas mudanças podem se destacar como pioneiras no uso de novidades. Aprender a fazer marcações de produtos no Instagram é apenas uma das formas de se manter competitivo nessa rede social de compartilhamento de fotos e vídeos.
Se você quer aprender como adicionar produtos no Instagram, confira Como vender pelo Instagram + 7 dicas de compras no Instagram.
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Perguntas frequentes sobre marcação de produtos no Instagram
O que significa marcar produtos no Instagram?
Marcar produtos no Instagram permite que os usuários acessem diretamente a página de um produto, tornando mais fácil para os clientes conhecê-lo e comprá-lo. Esse recurso é útil para promover produtos, aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar as vendas de forma prática e eficiente.
Marcar produtos no Instagram pode trazer bons resultados?
Sim. Marcar produtos no Instagram é uma maneira eficaz de promover seu negócio, aumentar a visibilidade e alcançar clientes em potencial. Além disso, essa prática pode fortalecer parcerias com influenciadores, que ajudam a divulgar seus produtos de forma ainda mais impactante.
Todos podem marcar produtos no Instagram?
Não. Apenas perfis comerciais configurados como perfil de compras têm a opção de marcar produtos.