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Como a avaliação de produtos pode beneficiar seu negócio?

Como a avaliação de produto pode beneficiar seu negócio

O que fazer para ter boas avaliações de produtos? Como a avaliação de produto pode ajudar a aumentar suas vendas? Para manter suas vendas em alta o ano todo, não só no fim de ano e nas datas comemorativas, montar uma estratégia relacionada à avaliação de produtos pode ser uma ótima saída para seu e-commerce. Como assim? Calma, vamos aos números.


 

Veja algumas estatísticas interessantes sobre a importância das avaliações de clientes para as lojas virtuais:

  • Segundo uma pesquisa feita pela Spiegel Research Center, a probabilidade de alguém comprar um produto com avaliações é 270% maior do que itens que nunca foram avaliados.
  • 97% dos consumidores pesquisam na internet antes de concluir uma compra, 92% confiam mais na avaliação de produto feita por amigos e familiares e 70% dos clientes confiam em avaliações de produtos de desconhecidos.
  • Para dois produtos idênticos, se um tiver 5 estrelas com base em 2 avaliações e outro tiver 4,5 estrelas com base em 12 avaliações, 62% das pessoas escolheriam aquele que tem o maior número de avaliações, apesar de sua média inferior.
  • A pesquisa Social Commerce de 2021 revelou que 75% dos consumidores têm o hábito de avaliar lojas e marcas onde compram e 67% vão direto aos comentários de outros clientes para saber como foi a experiência deles com a marca.

Precisa de mais argumentos? Então vamos ver em mais detalhes tudo sobre avaliação de produto para você usá-la em sua loja e vender mais.

Avaliação de produto: o que é

Avaliação de produto é um recurso utilizado por lojas virtuais para convencer um cliente em potencial a finalizar a compra. Em geral é uma qualificação de até cinco estrelas, como quando avaliamos um filme, por exemplo. Algumas lojas virtuais usam comentários junto com a classificação, para passar ainda mais credibilidade para o comentário feito por seus clientes. Outras até colocam uma indicação de “compra verificada”, para garantir que aquele review é autêntico e espontâneo, como a Sallve:

veja o exemplo de avaliação de produto da sallve com cinco estrelas de classificação

veja um exemplo de avaliação de produto da Sallve, com espaço para comentários e resposta da marca
A Sallve usa em suas avaliações de produto informações detalhadas como idade e tipo de pele da cliente. Isso passa ainda mais credibilidade.

 

Mesmo com o aumento da popularidade das lojas virtuais e da conveniência de comprar algo apertando um botão para receber dias depois no conforto do seu lar, muitos consumidores ainda sentem o receio de comprar online. Por isso, criar uma reputação e confiança é essencial para qualquer negócio. Nessa busca por maior credibilidade, os compradores em potencial podem ser influenciados pelas experiências de clientes anteriores. Por isso é tão importante ter avaliações nas páginas de produto da sua loja virtual.

As avaliações de produtos não apenas ajudam a aprimorar o SEO, a taxa de conversão e a prova social da sua loja virtual. Elas também permitem que você, lojista, aprenda com seus clientes e corrija erros. Desse modo, você pode construir uma empresa ainda mais forte no futuro.

Como receber avaliações de clientes

Confesse: você também, quando faz compras online, morre de preguiça de voltar lá na loja e deixar sua avaliação de produto. A boa notícia é que existem táticas que você, lojista, pode usar com seus clientes para fazer com que eles deixem suas impressões sobre sua compra.

Código de desconto

Muitos lojistas oferecem recompensas aos seus clientes, como códigos de desconto ou pontos de fidelidade, em troca de uma avaliação. Isso é ótimo para quem está comprando, mas para você também, pois ajuda na retenção de clientes. Um código de desconto praticamente garantirá uma nova compra.

uma das táticas para aumentar o número de avaliações de produto da sua marca é oferecer um cupom de desconto

Menção à marca

Encontrar uma forma de incentivar seus clientes a deixar uma avaliação sem dar descontos requer criatividade. Mas você pode começar focando no que seus clientes mais gostam a respeito da sua marca. Pode ser interessante premiar de alguma forma os clientes que publicarem uma imagem que eles enviarem junto com suas avaliações, por exemplo.

a ekomat incentiva que seus clientes deixem avaliações de produtos com fotosA Ekomat incentiva que seus clientes deixem avaliações de produtos com fotos

Escreva uma mensagem simples

Embora oferecer a seus clientes uma recompensa como incentivo para deixar uma avaliação funcione bem na maioria dos casos, isso pode não ser necessário. Quem sabe um simples e-mail bem escrito possa ser a solução para receber avaliações de produto. Por isso, teste um e-mail sem nenhuma recompensa:A Zaená manda um e-mail muito fofo para pedir uma avaliação de produto para suas clientesA Zaená manda um e-mail muito fofo para pedir uma avaliação de produto para suas clientes


 

O que fazer pra ter boas avaliações do produto?

Embora possa ser tentador comunicar diversos pontos ao seu cliente enquanto você tem sua atenção em um e-mail, é importante manter claro seu objetivo principal: obter avaliações de produtos na sua loja virtual. E-mails que fazem perguntas como “o que você achou do nosso produto?” ou que têm links para outras páginas costumam ter um desempenho pior. Os clientes se distraem e respondem e-mails automáticos, ou ficam sobrecarregados com as diversas opções inclusas.

Dê instruções claras para receber uma avaliação de produto

Parece surpreendente, mas muitas pessoas não sabem como deixar uma avaliação. Se seu produto for de nicho infantil ou de um público-alvo mais idoso, isso pode ser um problema. Antes que elas entrem em contato pedindo instruções, adicione ao rodapé dos seus e-mails de pós-compra passos e dicas simples para postar a avaliação.

Você também pode enviar um questionário detalhado com perguntas que podem ser respondidas como o cliente quiser e outras com diversas opções já definidas. Com a ajuda de um app específico para receber avaliações de produtos, não há limites para a criatividade. Imagens, vídeo e links diretos para sua loja virtual também são recursos bem populares.

Prepare-se para todas as situações

Entrar em contato com seus clientes para pedir avaliações de produtos é sempre arriscado, pois não há garantia de que eles vão deixar uma avaliação positiva. Portanto, prepare-se para todo tipo de situação possível. Mas calma, você pode tomar algumas medidas de precaução para minimizar a insatisfação e as avaliações negativas dos consumidores.

Uma das reclamações mais comuns é quando o produto recebido não corresponde à descrição ou às imagens do site. Se você estiver fazendo dropshipping usando um fornecedor, peça uma amostra do produto antes de começar a vendê-lo online. Ter uma amostra em mãos é a melhor forma de garantir que você está descrevendo seu produto corretamente. Assim, seus clientes não vão se sentir enganados e não vão ter motivos para ficarem insatisfeitos ao final da transação.

Outra coisa a ser evitada é entrar em contato com os clientes que tiveram problemas com seus pedidos. Se você pedir para um cliente que ainda não recebeu seu pedido fazer uma avaliação, por exemplo, a chance de ganhar só uma estrela (ou talvez nenhuma) é bem alta. Organize-se para entrar em contato só com consumidores satisfeitos.

Antes de automatizar sua campanha de e-mail marketing de pós-compra, certifique-se de que suas operações de processamento de pedidos, estoque e atendimento ao cliente estejam ajustadas corretamente. Além disso, você precisa lidar com os problemas dos seus clientes em tempo hábil.

Táticas para aumentar o número de avaliações de produto

Se você está fazendo tudo certo, usando todos os métodos que discutimos até agora, mas ainda assim não está conquistando um grande número de avaliações na sua loja virtual, ainda temos mais algumas opções. São medidas simples que você pode fazer de modo mais fácil do que imagina.

Teste seu conteúdo com amigos e familiares antes de definir sua estratégia de avaliação de produtos

Teste seu conteúdo com amigos e familiares

Sabe quando seus amigos e familiares pedem aquele descontinho para comprar na sua loja? Todo empreendedor já passou por isso. Mas em vez de se sentir sem graça, que tal pensar por outra perspectiva? O lado bom de dar um desconto é que você vai ter uma desculpa para enviar um e-mail solicitando avaliações do produto em troca dessa gentileza.

Escreva diferentes tipos de mensagem

Eu trabalho no departamento de marketing da The Stockroom, a loja de e-commerce do Shopify para empreendedores. É uma espécie de loja teste, que usamos aqui na Shopify para simular uma experiência real. Resolvi testar tipos diferentes de mensagens com esses meus clientes de mentirinha, os meus colegas de trabalho.

Comecei escrevendo três mensagens diferentes para o pós-compra. Fiz um teste de comparação para ver qual delas conseguia os melhores resultados entre meus colegas da Shopify, que são meus pseudo clientes.

Confira as três mensagens que enviei a grupos de teste com 15 pessoas:

Mensagem louca para chamar a atenção

Repleta de emojis e lembrando as correntes de mensagens do WhatsApp. Achei que esta mensagem seria um sucesso total com meus colegas, a maioria formada por millennials. No entanto, logo descobri, graças a algumas respostas de gente muito irritada, que ela causava distração demais para uma mensagem.

E-mail da Shopify Stockroom

Resultados:

15 mensagens enviadas

2 avaliações recebidas

Mensagem "de boa"

Fiquei muito mais confiante com esta mensagem. Ela foi exatamente ao ponto, solicitando uma avaliação de produto e expressando, de forma mais precisa, minha gratidão a todos por seu apoio à nossa loja de mentira.

E-mail da Shopify Stockroom

Resultados:

15 mensagens enviadas

6 avaliações recebidas

Mensagem pessoal

Embora cada uma destas mensagens tenha sido enviada individualmente, eu queria experimentar torná-las cada vez mais personalizadas, mencionando o pedido feito pelo cliente:

E-mail da Shopify Stockroom

Resultados:

15 mensagens enviadas

3 avaliações recebidas

No fim das contas, a mensagem do tipo “de boa” obteve os melhores resultados. Portanto, eu a enviei aos 97 colegas de trabalho restantes que haviam feito uma compra. E ela funcionou muito bem:

Resultados finais:

141 mensagens enviadas

28 avaliações recebidas

Como colocar avaliação de produtos em minha loja virtual

Como colocar avaliação de produtos em minha loja virtual?

Agora que você já tem uma campanha bem-sucedida de pós-compra, testada com seus amigos, familiares e clientes, pode pensar em automatizar o processo inteiro de avaliação de produtos usando apps.

Vou listar alguns aplicativos desse tipo a seguir e eles podem ser encontrados na App Store da Shopify. Todos permitem que você escreva e agende a entrega do seu e-mail de pós-compra, para poder solicitar uma avaliação de produto e recompensar os clientes que fizerem um review, sem nenhum esforço da sua parte.

 1. Product Reviews by Shopify

Criado pelos desenvolvedores internos da Shopify, esse app de avaliações de produtos é uma ótima opção para quem está começando a receber avaliações. Ele fornece o básico: uma seção de avaliação de produto em cada página de produto, com uma avaliação de 5 estrelas para ser preenchida.

2. Yotpo

O Yotpo é um dos mais famosos apps de avaliação de produtos. Ele oferece os mais diversos recursos, incluindo formulários de avaliação por e-mail, integrações com redes sociais, otimização para ambiente mobile e muito mais. O preço é mais salgado, mas vale a pena. O Yotpo vai além oferecendo integração a plataformas como o Facebook Ads, para que você possa utilizar suas avaliações positivas em anúncios e gerar mais vendas.

3. Judge.me

O Judge.me facilita ao máximo a obtenção e o fornecimento de avaliações para o lojista e o cliente. Com o Judge.me, você pode personalizar a aparência dos seus e-mails no pós-compra e agendar o envio deles para seus clientes no momento ideal.

4. Stamped.io

Um dos melhores recursos do Stamped.io são seus campos personalizáveis, onde você pode fazer perguntas relevantes para seus clientes quando eles estiverem deixando uma avaliação. Por exemplo, se um dos seus produtos é uma peça de roupa com tamanho complicado (como sutiãs, por exemplo), você pode perguntar às clientes qual tamanho elas normalmente usam, para dar às avaliações um contexto que outras clientes possam estar procurando.

5. Yourviews

O Yourviews tem vários recursos, mas sem dúvidas os melhores são os campos que podem ser totalmente personalizáveis. Além dos vários recursos de SEO, com o formulário disponibilizado pelo app, você pode receber feedback dos seus clientes sobre o produto que está sendo comprado e o que eles esperam de produtos similares. Graças a esse tipo de comentário, o serviço de atendimento ao cliente pode ser aprimorado para atender às expectativas dos seus consumidores.

O Yourviews envia um e-mail automático para o usuário depois de receber a notificação de que o produto foi entregue, estimulando o usuário a escrever sua avaliação do produto. Seu painel de controle é simples e intuitivo, e você pode moderar todas as avaliações antes da publicação.

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Como a avaliação de produtos pode beneficiar seu negócio

Como a avaliação de produtos pode beneficiar seu negócio

As avaliações de produtos são conteúdos feitos para sua loja virtual. São textos repletos de palavras-chave que vão ajudar no ranqueamento do seu site em buscas orgânicas, melhorando seu SEO e fazendo com que mais consumidores encontrem sua marca.

Usar um aplicativo de avaliação de produtos no seu e-commerce vai permitir que você conheça melhor seus clientes. Como? Depois que seu cliente receber o produto em casa, você pode definir em quanto tempo ele vai receber um e-mail com o pedido de avaliação do produto comprado. Nessa mensagem, você vai obter a experiência do seu consumidor, podendo requisitar informações que pode usar mais tarde para saber quais produtos oferecer para todos os diferentes perfis que compram na sua loja.

Com as avaliações de produto, sua marca só tem a ganhar.

Perguntas frequentes sobre avaliação de produto

O que é avaliação de um produto?

Avaliação de produto é um recurso utilizado por lojas virtuais para convencer um cliente em potencial a finalizar a compra. Em geral é uma qualificação de até cinco estrelas, como quando avaliamos um filme, por exemplo.

Como fazer um questionário para clientes?

Faça um questionário detalhado com perguntas que podem ser respondidas como o cliente quiser e outras com diversas opções já definidas.

Como fazer uma avaliação de um produto?

Muitos dos seus clientes não sabem como fazer uma avaliação de produto, portanto adicione ao rodapé dos seus e-mails de pós-compra passos e dicas simples para que eles escrevam uma avaliação.

Como fazer um questionário de feedback?

Com a ajuda de apps específicos de avaliação de produtos, envie um e-mail para seu cliente depois que a chegada do produto for confirmada e a compra for concluída sem problemas.

Quer saber mais?


Marina Borges Redatora ShopifySobre a autora

Marina Borges é tradutora. Mãe de pets e plantas, é apaixonada por carnaval e música das antigas.

Texto original de Mary-Rose Sutton.

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