Quer abrir uma loja virtual?

Como funciona o dropshipping: infográfico

O que significa dropshipping - veja aqui nesse guia completo

O que significa dropshipping?

O que é dropshipping? É um modelo de negócio online muito popular, com vantagens e desvantagens, porém muitas vezes associado a fraude, falcatruas e formas suspeitas de ficar rico rápido. Muitas lojas virtuais e e-commerces usam esse modelo de negócio com sucesso, vendendo produtos enviados por fornecedores de dropshipping – e só se preocupando com estratégias de marketing digital da sua marca, trocas e devoluções e suas redes sociais

Para melhorar essa má fama e dar orientações confiáveis sobre como administrar um negócio de dropshipping com sucesso, criamos um guia descomplicado sobre como funciona o dropshipping. Também compilamos os 11 melhores apps para você encontrar fornecedores de dropshipping para sua loja virtual e escrevemos um guia completo sobre dropshipping no Aliexpress, se vale a pena ou não.

Mas para facilitar ainda mais sua vida e explicar resumidamente como funciona o dropshipping, selecionamos as melhores partes do guia e de nossos artigos para criar o infográfico abaixo. A transcrição do seu conteúdo está abaixo da imagem.


Como funciona o dropshipping?

Como funciona o dropshipping - veja aqui nesse infográficoO que significa dropshipping - veja aqui nesse infográfico

O guia completo sobre dropshipping

Uma estratégia de vendas na qual o lojista não tem o estoque de produtos

Quando uma loja vende um produto, o item é comprado do fornecedor e enviado diretamente para o cliente, sem passar pelas mãos do lojista.

  1. Cliente faz o pedido na loja virtual
  2. Loja encaminha o pedido ao fornecedor
  3. Fornecedor envia pedido ao cliente
  4. Loja notifica o cliente que o produto foi enviado

Vantagens:

  • Expansão fácil
  • Despesas baixas
  • Localização flexível
  • Fácil de começar
  • Capital inicial baixo
  • Grande variedade de produtos

Desvantagens:

  • Margens de lucro baixas
  • Erros do fornecedor
  • Problemas de estoque
  • Complexidade do frete

Como identificar fornecedores fake

Leve o seguinte em consideração:

Fake

Mensalidade

Os fornecedores de verdade não cobram mensalidade. É preciso diferenciar os fornecedores dos diretórios. Os diretórios, tais como o Doba, são simplesmente uma lista de fornecedores atacadistas, e eles sim cobram mensalidades ou tarifas únicas.

Vendas ao público

Para conseguir os preços no atacado, geralmente você precisa solicitar uma conta de atacadista, e assim provar que a sua empresa é verdadeira e ser aprovado antes de fazer seu primeiro pedido.

Verdadeiro

Taxa de dropshipping

Muitos dropshippers cobram uma taxa de dropshipping pré-encomenda a partir de US$ 2-5. Isso é normal, já que os custos de embalagem e frete de pedidos individuais são muito mais altos que os de encomendas de atacado.

Valor mínimo da compra

Os dropshippers pedem um valor mínimo de compra para evitar que lojistas os façam perder tempo com perguntas e encomendas pequenas que não rendem lucro.

Como encontrar bons fornecedores

O bom fornecedor geralmente tem vários dos seis atributos abaixo:

  1. Funcionários especialistas e foco no setor
  2. Atendimento exclusivo
  3. Investimento em tecnologia
  4. Recebimento de pedidos por e-mail
  5. Localização central
  6. Organizado e eficiente.

Como escolher os produtos

Leve isto em consideração quando for escolher os produtos.

DICA: escolher o produto perfeito para vender é a maior decisão que você vai tomar. As consequências têm grande impacto no sucesso ou fracasso da sua empresa. Não escolha o produto com base em interesses pessoais. Faça sua pesquisa de mercado para saber o que vender.

Potencial de marketing

Pense na estratégia de marketing antes do lançamento. Não faz ideia? Quem sabe você não deva abrir as portas ainda.

Acessórios

Vender um produto com muitos acessórios é uma excelente forma de aumentar a margem de lucros.

Atualização

Tente encontrar produtos que não são atualizados com novos modelos todo ano.

Difícil de encontrar

Vender produtos que são difíceis de encontrar na região é uma boa forma de aumentar sua probabilidade de sucesso.

Tamanho e peso

Quanto menor o produto, mais fácil fica oferecer frete barato aos clientes.

Escolha os melhores clientes a dedo

Nem todos os clientes são iguais.

Amadores

As pessoas gastam valores exorbitantes em seus hobbies. Quem é louco por mountain biking muitas vezes gasta mais numa bicicleta de montanha do que no próprio carro. Direcione suas vendas para um nicho específico de amadores e você terá sucesso.

Empresas

As empresas podem ser mais criteriosas quanto ao preço, mas geralmente têm um volume maior de pedidos. Uma vez que você estabelecer um relacionamento com seus clientes, você abrirá as portas para um volume de vendas maior em longo prazo.

Compradores frequentes

Ter uma receita recorrente é lindo. Venda produtos descartáveis ou que precisem ser comprados com frequência, assim você pode expandir sua empresa rapidamente através de clientes fiéis que voltam sempre à sua loja.

Não invista muito dinheiro

Simplesmente abra sua loja.

Invista muito tempo

Planeje sua estratégia e invista seu tempo na empresa.

Por que você deve abrir sua própria loja virtual com dropshipping?

Mais controle, marca forte, menos tarifas.

Vantagens

Mais controle

Personalize o look do seu site pra complementar seus produtos.

Design fácil

Abrir sua loja virtual é fácil, especialmente com plataformas como a Shopify.

Compatível com dispositivos móveis

A maior parte dos templates das plataformas de e-commerce são responsivos, ou seja, compatíveis com dispositivos móveis.

Sem tarifas de terceiros

Não é preciso pagar 10 a 15% de cada venda para o eBay ou Amazon.

Crie uma empresa de verdade

É muito mais fácil vender uma empresa que foi criada através de um site independente.

Desvantagens

Menos tráfego gratuito

Você será responsável por gerar tráfego através do marketing, propaganda e SEO.

Checklist de SEO para ecommerce

Quer otimizar sua loja virtual para ela ranquear melhor nos resultados de pesquisa? Baixe a nossa checklist gratuita de SEO para e-commerce.

 

Complexidade alta

Você terá que configurar o design, layout e estrutura da sua loja.

Como administrar uma empresa de dropshipping

Siga esses dez passos:

  • Aceite que as coisas podem se complicar.
  • Simplifique suas ideias. Infográfico = excelente começo!
  • Se responsabilize por pedidos que não deram certo.
  • Avalie diversos fornecedores.
  • Lide com os problemas de estoque.
  • Fique esperto com as rotas de entrega.
  • Preste atenção na fraude. A Shopify faz isso!
  • Estabeleça uma política de devolução justa.
  • Se preocupe com o frete à medida que sua empresa crescer.
  • Fique de olho no atendimento.

O passo mais importante, que muita gente não dá, é começar a abrir sua empresa!

Guia de cem páginas gratuito sobre dropshipping

pt.shopify.com/dropshipping

Obrigada pela leitura!

 Design do @warren

Perguntas frequentes sobre como funciona o dropshipping

O que é preciso para trabalhar com dropshipping?

Você precisa encontrar fornecedores de confiança e vender um produto pequeno (para baratear o frete), não muito conhecido e, se possível, com muitos acessórios (para aumentar sua margem de lucro).

Quem paga o frete no dropshipping?

Seus clientes. Por isso, muitos dropshippers cobram uma taxa de pré-encomenda, já que os custos de embalagem e frete de pedidos individuais são muito mais altos que os de encomendas de atacado.

Qual o investimento para trabalhar com dropshipping?

Essa é a principal atração desse modelo de negócio online: em teoria, seu custo de investimento é mínimo, pois quem vai enviar o produto para seu cliente é um fornecedor – portanto, você não terá gastos com estoque.

O que mais se vende no dropshipping?

Escolher o produto perfeito para vender é a maior decisão que você vai tomar. Não escolha o produto com base em interesses pessoais. Faça sua pesquisa de mercado para saber o que vender.

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Marina Borges Redatora ShopifySobre a autora

Marina Borges é tradutora. Mãe de pets e plantas, é apaixonada por carnaval e música das antigas.

 

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