Criar uma newsletter por e-mail é uma parte essencial da sua estratégia de marketing que pode ajudar a gerar vendas futuras e engajar clientes.
Pense, por exemplo, em um e-mail sobre unhas postiças sazonais que chega na caixa de entrada dos assinantes mensalmente. Esses e-mails incentivam compras por impulso, fazendo com que os leitores se vejam com um carrinho cheio de nail art festiva antes mesmo de perceber.
Esta é a magia da newsletter por e-mail: uma promoção simples que pode transformar leitores casuais em clientes ansiosos.
Muitas empresas concentram os esforços de marketing nas redes sociais, e dá para entender o porquê. Com o boom das redes sociais nos últimos anos, não param de pipocar por aí dicas e estratégias de marketing para TikTok e afins.
Mas não se engane: os e-mails continuam a ser um canal valioso para quem trabalha com e-commerce.
A seguir, veja um passo a passo para criar uma newsletter para e-commerce, entenda sua importância e confira dicas para torná-la um sucesso.
O que é newsletter?
Newsletters são e-mails enviados por uma pessoa ou empresa de forma periódica para uma lista de contatos. O objetivo dessa ferramenta, em geral, é aproximar o remetente dos e-mails do público que os lê. No caso de empresas, trata-se de uma ferramenta valiosa para fortalecer o relacionamento com o público-alvo, atrair clientes e vender mais.
A newsletter é uma das principais formas de se fazer e-mail marketing. Também costuma ser bastante popular entre lojistas por ser relativamente mais barato que outras modalidades de marketing.
Através dela, você pode enviar diversos tipos de conteúdo, podendo adaptar os e-mails aos seus diferentes objetivos de negócio e conversar com clientes em todas as etapas do funil de vendas.
Por que criar uma newsletter para seu e-commerce?
- Conexão personalizada e direta
- Capacidade de retomar o interesse
- Aproximação com o público
- Maior controle
- Mais conversões
Como criar uma newsletter pode ajudar seu negócio? O principal benefício é conseguir reunir uma lista de endereços de e-mail, um recurso que pode ser uma mina de ouro.
Nesse sentido, a newsletter acaba se tornando uma forte aliada na sua estratégia de inbound marketing: com ela, você oferece conteúdo de qualidade para as pessoas em troca do endereço de e-mail. Essa lista de contatos, por sua vez, vai ser usada para desenvolver uma relação mais próxima com o público e, é claro, vender mais.
Conexão personalizada e direta
De acordo com uma pesquisa da Bluecore (link em inglês), 68% dos consumidores preferem receber e-mails de marcas em vez de redes sociais, anúncios online e mensagens. Enquanto marketing de redes sociais, conteúdo e marketing pago são mais abrangentes, os e-mails podem ser personalizados para assinantes individuais.
O e-mail é um canal de marketing digital que é todo seu; é você que controla o conteúdo e a distribuição. Um dos diferenciais é o acesso direto a pessoas que já estão interessadas no seu negócio. Quando você envia e-mails diretamente para a caixa de entrada de alguém, você cria uma conexão direta.
Pense no Instagram, por exemplo: por mais que você publique conteúdo de qualidade na sua conta e nos stories do Instagram, o algoritmo da plataforma impede que sua publicação alcance todos os seus seguidores. Isso já não acontece com a newsletter: todas as pessoas inscritas vão receber o seu conteúdo na caixa de entrada delas.
Além disso, ao ter uma lista de e-mails dos clientes, você não fica dependente de nenhum espaço que está fora do seu controle, como é o caso das redes sociais.
E se um dia o Instagram deixasse de existir ou perdesse relevância? Todos aqueles leads pelos quais você investiu tanto poderiam desaparecer. Já o e-mail, ao contrário, costuma acompanhar as pessoas por muitos anos.
Capacidade de retomar o interesse
Quando alguém visita sua loja virtual, bate o olho na sua vitrine e sai sem comprar, as chances de retorno são pequenas.
Mas, se você conseguir captar o endereço de e-mail antes que a pessoa deixe o site, poderá continuar o relacionamento por meio de newsletters enviadas diretamente à caixa de entrada, fortalecendo a confiança e aumentando as chances de uma compra futura.
Aproximação com o público
As newsletters são uma excelente forma de desenvolver uma relação mais pessoal com seus leads. Diferentemente das redes sociais, que são um espaço público, ao enviar um e-mail, é como se você falasse com cada cliente individualmente.
Newsletters fornecem valor — seja valor monetário através de descontos ou valor informacional através de histórias ou informações convincentes — e constroem confiança, que pode eventualmente levar a compras.
Com a ajuda das plataformas de e-mail marketing, você consegue segmentar sua lista de contatos, criar campanhas automatizadas e enviar e-mails personalizados para clientes que estão em diferentes etapas do funil de vendas, otimizando ainda mais os resultados da newsletter.
Maior controle
Em comparação com as redes sociais, onde suas postagens podem se perder em um fluxo interminável de conteúdo, o e-mail é um canal próprio que permite se comunicar diretamente com seus clientes, sem limites rígidos de caracteres, oferecendo maior controle sobre a frequência e a complexidade das mensagens enviadas.
Além disso, depois que você reúne uma lista de e-mails de pessoas que aceitaram receber suas atualizações, essa lista passa a ser um ativo seu.
Mais conversões
O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing mais eficazes, econômicas e com maior potencial de conversão para o e-commerce; ele gera, em média, um retorno de US$42 (link em inglês) para cada dólar investido.
Quem busca aprender a criar uma newsletter geralmente tem como objetivo aumentar as vendas. No entanto, para sua newsletter gerar os resultados desejados, é preciso ter cuidado com o tipo de conteúdo que vai ser disparado por e-mail.
Aproximar-se do público faz parte da proposta da newsletter, então seus e-mails não podem ser voltados apenas para vendas, mesmo que você esteja anunciando ofertas e descontos. Se seus assinantes perceberem que você quer apenas ganhar dinheiro, seus e-mails vão acabar sendo ignorados ou mandados para a caixa de spam.
Mas não pense que, ao oferecer conteúdo que é do interesse do público, você vai deixar de lucrar. Muito pelo contrário: a otimização de conteúdo é a base do marketing de conteúdo, que ganhou muito mais força com a disseminação das redes sociais.
Como criar uma newsletter em 12 passos
- Estabeleça o objetivo da sua newsletter
- Determine sua estratégia
- Defina o conteúdo da sua newsletter
- Selecione uma ferramenta de e-mail marketing
- Personalize um template de design
- Comprometa-se com um cronograma
- Colete endereços de e-mail
- Personalize seu fluxo de e-mail automatizado
- Cumpra regulamentações de privacidade e boas práticas de e-mail
- Entregue sua primeira newsletter
- Avalie os resultados
- Gerencie cancelamentos de inscrição e feedback
Agora que você já tem uma noção dos benefícios de se ter uma newsletter, chegou a hora de colocar a mão na massa. Confira a seguir o passo a passo de como criar uma:
1. Estabeleça o objetivo da sua newsletter
Antes de escolher sua plataforma de e-mail e mergulhar na escrita do seu primeiro envio, considere o objetivo da sua newsletter por e-mail.
O que sua marca quer alcançar com a newsletter? Gerar tráfego online para seu site? Atrair mais leads? Antes de mais nada, você precisa definir objetivos e metas para que o conteúdo seja criado com esses resultados em mente.
Você pode usar newsletters para construir relacionamentos com clientes, educar assinantes, impulsionar vendas, gerar indicações e coletar feedback de clientes. Selecione e priorize alguns objetivos e pense em como pode usar o conteúdo da sua newsletter para alcançá-los.
O e-mail que você envia para quem nunca comprou em sua loja virtual pode, e deve, ser diferente do que os que já fizeram uma compra recebem. Nesse caso, por trás de cada ação, vêm duas estratégias diferentes: uma de remarketing e outra de retenção de clientes. Daí a importância de delinear seus objetivos antes de se jogar em uma newsletter.
2. Determine sua estratégia
Depois de definir os objetivos principais da newsletter, é hora de responder a perguntas mais detalhadas que vão orientar sua estratégia:
- Público-alvo. O objetivo é alcançar novos compradores ou reconquistar clientes que já tiveram contato com a marca? Quem representa o cliente ideal? Um exemplo de persona pode ser: pais millennials com conhecimento tecnológico com filhos pequenos residindo no Brasil, com renda familiar mensal de R$10 mil ou mais.
- Tópicos. Sua newsletter deve focar em dicas para usar seu produto ou em tendências? Selecione ideias de newsletter que estejam alinhadas com os objetivos do seu negócio e que mantenham os leitores engajados. Por exemplo, uma loja de louças pode enviar conteúdos sobre como organizar o jantar perfeito ou compartilhar dicas para conservar talheres sem riscos.
- Métodos de captura de e-mail. Como você vai adicionar assinantes à sua lista? Utilize múltiplos pontos de captura para construir sua lista de e-mails de forma eficiente. Considere inserir formulários de inscrição na página inicial, pop-ups em posts de blog e links de inscrição na bio das redes sociais. Também é possível convidar clientes a se inscreverem durante o checkout, aproveitando o engajamento pós-venda.
- Cadência de envio. Com que frequência você enviará sua newsletter? Encontrar a cadência certa para enviar newsletters é parte arte e parte ciência. Mantenha o envio nos mesmos dias da semana e evite estabelecer uma frequência ambiciosa demais, que seja difícil de sustentar ao longo do tempo.
3. Defina o conteúdo da sua newsletter
Esta talvez seja a etapa mais essencial do passo a passo de como criar uma boa newsletter, pois seus esforços irão por água abaixo se você não fizer uma seleção cuidadosa do conteúdo a ser divulgado. Por isso, pense em conteúdos que sejam do interesse do seu público-alvo e que, ao mesmo tempo, atendam às metas estabelecidas lá na primeira etapa.
Mas não se esqueça: ninguém quer ser inundado de e-mails de uma empresa que só quer se autopromover e empurrar produtos para os leitores goela abaixo. Por isso, calcule bem a proporção de conteúdos que genuinamente beneficiam os assinantes e conteúdos que são mais voltados para vendas.
- Crie textos relacionados ao seu nicho de mercado. Esses materiais podem ser educativos, inspiradores ou ainda servir como entretenimento para seus leitores.
- Divulgue conteúdos criados pela sua marca em outros formatos. Artigos de blog, podcasts, e-books, entre outros, são uma forma de aumentar o alcance de conteúdo que você já produziu e também de gastar menos tempo criando conteúdo para a newsletter.
- Faça estudos de caso, com depoimentos de clientes satisfeitos. Essa é uma ótima oportunidade de aproveitar os benefícios do conteúdo gerado pelo usuário, poupando tempo de criação de conteúdo e ainda aumentando a confiança na sua marca.
- Ofereça cupons e anuncie liquidações. Afinal, quem resiste a um descontinho?
- Atualize os leitores sobre as novidades da empresa. Tem produto novo vindo aí? A marca vai abrir uma loja física? Aproveite a newsletter para anunciar novos produtos e deixar seus assinantes por dentro das novidades.
- Mostre os bastidores da sua marca. Para ter mais proximidade com os leitores, use o espaço da newsletter para mostrar como a mágica acontece. Por exemplo, se você está prestes a lançar um produto novo, pode mostrar a equipe trabalhando para deixar tudo pronto, ou ainda contar como foi o processo de criação do produto.
4. Selecione uma ferramenta de e-mail marketing
Existem diversos softwares de e-mail marketing com vários recursos, vantagens e planos de preços. Embora nem todos os recursos disponíveis sejam necessários no início, é interessante optar por uma plataforma que ofereça tudo o que você precisará à medida que seu negócio crescer.
Para quem não faz ideia de como criar uma newsletter, as ferramentas de e-mail marketing são uma mão na roda. De modo geral, elas são bastante intuitivas e fáceis de usar, além de contar com uma série de recursos que vão desde templates para e-mail até relatórios de desempenho das campanhas.
Aqui estão alguns recursos a considerar ao selecionar uma plataforma de newsletter por e-mail que atenda às suas necessidades atuais e possa acompanhar seu crescimento:
- Templates integrados e temas personalizáveis. Personalize layout, cores, fontes e imagens dos seus e-mails usando um editor intuitivo de arrastar e soltar.
- Personalização de e-mail. Dê um toque pessoal aos e-mails inserindo informações do assinante diretamente no conteúdo, usando tags de mesclagem (por exemplo, primeiro nome).
- Segmentação de e-mail. Divida seus assinantes em diferentes listas para entregar conteúdo mais relevante baseado na segmentação de clientes.
- Automação de e-mail. Envie automaticamente e-mails pré-escritos aos assinantes depois que realizaram uma ação particular (ex: um e-mail de carrinho abandonado) ou permaneceram na sua lista por um período determinado (ex: um e-mail de boas-vindas).
- Agendamento de e-mail. Escreva e-mails com antecedência e agende-os para mais tarde.
- Teste de e-mail. Envie e-mails de teste para si mesmo antes de entregar uma newsletter para toda sua lista.
- Recursos de testes A/B. Testes A/B envolvem enviar uma versão de uma newsletter para metade da sua lista e outra versão para a outra metade para identificar qual gera melhores resultados.
- Medição de campanha e análises. Visualize métricas como taxa de abertura, taxa de cliques e número de cancelamentos de inscrição para cada newsletter que você enviar.
E tem como criar uma newsletter grátis? As ferramentas de automação de e-mails mais populares do mercado, em geral, permitem que o usuário crie campanhas de graça, estabelecendo apenas um limite de pessoas para sua lista de contatos.
Para quem que está montando uma lista de e-mails do zero, é ótimo, pois sua lista ainda é enxuta. Se você já conta com uma lista robusta, a maioria das plataformas exige um valor mensal pela assinatura. Entretanto, ainda se trata de um investimento relativamente menor do que outras modalidades de marketing digital.
Se você é um empreendedor na Shopify, pode usar o Shopify Email, uma ferramenta de automação desenvolvida especialmente para você criar e gerir campanhas de e-mail marketing para sua loja sem ter que escrever uma linha de código. Outras ferramentas populares do mercado são: MailChimp, ConvertKit, ActiveCampaign e RD Station.
💡 Dica profissional: se você não quer que sua newsletter seja ignorada nem pare na caixa de spam, use um endereço de e-mail do seu domínio próprio. E-mails enviados de provedores comuns, como Gmail ou Yahoo, podem passar um tom menos profissional e, portanto, minar a confiança do público na sua marca.
5. Personalize um template de design
Não tem como criar uma newsletter para e-commerce sem pensar na estrutura e nos elementos visuais dos e-mails que você vai disparar. Na hora de definir o layout dos seus e-mails, leve em conta a identidade visual da sua marca para escolher cores, fontes e outros elementos de design.
A Básico, marca de moda brasileira, envia uma newsletter com curadoria de roupas e itens clássicos, elegantes e atemporais, como tricots, camisetas de algodão básicas e moletom. O design moderno e harmonioso do e-mail, em cores sóbrias como preto, reflete o estilo minimalista e essencial da marca, destacando-se na caixa de entrada.

Escolha um layout e tema de design que ressoe com sua identidade de marca atual. A maioria das plataformas de newsletter oferece templates e temas personalizáveis. A Shopify disponibiliza diversos templates para todos os propósitos, desde showcases de produtos até promoções de feriados.
Confira algumas dicas de layout para que sua newsletter seja um sucesso:
Crie uma versão em texto
Sabe quando a sua internet está lenta e você não consegue abrir aquele e-mail cheio de imagens? Evite que seus assinantes tenham esse mesmo problema ao criar uma versão em texto simples do seu e-mail.
As principais ferramentas de e-mail marketing do mercado possibilitam criar duas versões de um mesmo e-mail, uma em HTML (que é a que vem com todas as imagens e o layout que você escolheu) e uma apenas com texto.
💡Dica profissional: use fotos de qualidade nos seus e-mails. Se você quer que sua newsletter fique muito mais atraente, confira estas dicas sobre fotografia de produtos e tire fotos incríveis.
Escolha fontes mais comuns
É claro que você quer se destacar da concorrência, mas as fontes do seu layout não precisam ser tão diferentes assim. Pelo contrário: ao escolher fontes mais populares, como Times New Roman e Helvetica, seu e-mail vai poder ser lido em qualquer dispositivo. Deixe para inovar no conteúdo.
Personalize seus e-mails
As ferramentas de automatização têm um ótimo recurso que ajuda você a se aproximar dos leitores: com elas, você pode incluir o nome do assinante e personalizar seu e-mail.
Ao se cadastrar na sua newsletter, você pode pedir que, além do endereço de e-mail, a pessoa forneça o nome. Essa informação fica salva na sua lista de e-mails, e você pode incluir uma tag no e-mail para que a ferramenta de automação a substitua pelo nome cadastrado. Assim, você pode incluir o nome da pessoa na saudação e até mesmo no assunto do e-mail.
Essa personalização ajuda a aumentar as taxas de abertura dos seus e-mails e também as taxas de cliques, tornando sua campanha de e-mail marketing ainda mais eficaz.
Inclua um botão de CTA
Mesmo quando enviar conteúdos que não são voltados exclusivamente para vendas, você tem que ter algum objetivo por trás dele. Se você, por exemplo, quer que os assinantes visitem seu site ou seu perfil nas redes sociais, inclua um botão na sua newsletter com uma chamada para ação (CTA), direcionando o público para realizar a ação desejada.
É possível incluir mais de um botão com CTA ao longo do e-mail, mas não se esqueça de colocar um no final, quando a pessoa já terminou de ler e possivelmente quer realizar a ação que você propôs.
Não se esqueça do rodapé
Bem no finalzinho do e-mail vem o rodapé, que é onde o leitor pode encontrar informações sobre a sua loja virtual. O rodapé costuma ser preenchido automaticamente pelas ferramentas de e-mail marketing, então não deixe de verificar e incluir informações para tornar essa seção ainda mais útil para o público.
Você pode colocar canais de atendimento ao cliente, como telefone e redes sociais, além de um botão que ofereça a opção de cancelar a assinatura da newsletter. Lembre-se de que você quer desenvolver uma relação de confiança com o seu público, então nada de perturbá-lo com e-mails indesejados.
6. Comprometa-se com um cronograma
Assim como é importante ter um calendário de conteúdo para as redes sociais, é interessante estabelecer uma frequência de envio da sua newsletter e programar o conteúdo a ser criado para sua lista, escolhendo o dia da semana mais conveniente.
A Ollie, uma marca de produtos de cuidado pessoal veganos, envia uma newsletter semanal com descontos exclusivos, novidades sobre lançamentos e atualizações sobre a marca.

Seja realista na hora de definir a periodicidade da sua newsletter: quantos conteúdos por mês você dá conta de criar?
Em média, uma vez por mês costuma ser o suficiente para que o público não se esqueça da sua marca e desenvolva uma relação mais próxima. Mas você pode também testar o que funciona melhor para o seu público — vale inclusive perguntar aos seus assinantes o que eles preferem. Uma vez definida a periodicidade, tente manter a consistência e seguir o que foi estabelecido.
7. Colete endereços de e-mail
Inclua formulários de inscrição em locais onde seu público já interage com seu negócio — como site e redes sociais — e compartilhe links para facilitar a inscrição.
Adicionar um formulário de inscrição por e-mail na Shopify ou em outras plataformas é simples e normalmente não exige conhecimentos avançados de programação. Veja como fazer:
- Incorpore o formulário de inscrição no seu site. Crie um pop-up que apareça quando alguém acessa sua página e adicione um formulário fixo no cabeçalho ou rodapé. Use uma mensagem clara e persuasiva, explicando o que os assinantes podem esperar da newsletter, e considere oferecer incentivos como conteúdo exclusivo, descontos ou sorteios para aumentar as inscrições.
- Incorpore o formulário de inscrição durante o checkout. Após um visitante concluir a compra, incentive-o a se inscrever na sua newsletter usando os dados fornecidos no checkout. Isso permite enviar informações úteis sobre o produto, além de estimular compras futuras, recomendações e indicações.
- Compartilhe links de inscrição nas redes sociais. Inclua um link de inscrição na newsletter na bio do Instagram ou na seção Quem Somos do Facebook da sua empresa. Caso você use apps de link na bio, como Linkpop, adicione o link à lista de links disponíveis.
8. Personalize seu fluxo de e-mail automatizado
Enquanto suas newsletters periódicas podem variar semanal ou mensalmente, alguns e-mails permanecem constantes e são enviados automaticamente quando o assinante realiza uma ação específica.
Por exemplo, o e-mail de boas-vindas agradece novos inscritos, define expectativas sobre o que receberão e compartilha links úteis.
A CAU Chocolates, marca de São Paulo especializada em trufas gourmet, barras e bombons recheados, recebe seus novos assinantes com um e-mail de boas-vindas que os direciona ao site para aproveitar um desconto exclusivo.

Garanta que cada ponto de contato com leitores seja autêntico e conectado à sua marca. Além dos e-mails de boas-vindas, é possível solicitar informações como a data de aniversário dos novos assinantes e enviar automaticamente um desconto personalizado na data informada.
Outros e-mails automatizados para configurar incluem:
- Série de e-mails de carrinho abandonado
- Série de e-mails para novos clientes
- Série de e-mails para clientes recorrentes
- Recibos de e-mail de e-commerce
- Série de e-mails de reengajamento
- Atualizações de estoque de produtos
- E-mails de pesquisa ou feedback
📚Leia mais: 6 exemplos de newsletter: o que funciona e o que você pode aprender
9. Cumpra regulamentações de privacidade e boas práticas de e-mail
Endereços de e-mail são o equivalente digital de números de telefone, e como tal, existem leis em vigor para proteger a privacidade dos indivíduos.
As regulamentações de e-mail variam por país. Considere o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) na Europa, a lei CAN-SPAM nos Estados Unidos, a CASL no Canadá e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil — que estabelece regras sobre coleta, armazenamento e uso de dados pessoais, incluindo e-mails — ao construir sua lista de contatos. Algumas boas práticas incluem:
- Assinantes precisam optar por receber suas mensagens. Enviar e-mails para quem não autorizou viola a LGPD e é considerado spam. Mesmo clientes que forneceram e-mail em uma compra devem consentir explicitamente para receber newsletters não relacionadas ao pedido.
- Não compre listas de e-mail. Adquirir endereços de terceiros não configura “opt-in” e fere a LGPD.
- E-mails devem conter um link de cancelamento de inscrição. Assinantes devem poder optar por não receber suas mensagens a qualquer momento.
- Inclua informações de contato do seu negócio. Adicione informações de contato do seu negócio no rodapé de cada e-mail, garantindo conformidade com a legislação anti-spam.
Não cumprir a LGPD e outras legislações de privacidade e anti-spam pode gerar multas e penalidades para o seu negócio.
Além disso, denúncias de spam podem fazer com que seus e-mails sejam enviados para a caixa de lixo eletrônico ou até que sua conta em plataformas de newsletter seja suspensa.
10. Entregue sua primeira newsletter
Quando você estiver pronto para enviar seu primeiro e-mail, siga estes passos:
- Defina seu nome de remetente e endereço de e-mail. Envie sua primeira newsletter usando o nome da empresa — ideal para comunicações informacionais ou promocionais — ou o nome de um indivíduo, ótimo para mostrar os bastidores do negócio e criar uma conexão mais pessoal com a audiência. Como alternativa, um e-mail do tipo no-reply (ex: noreply@lojavirtualexemplo.com.br), impede que os leitores respondam diretamente.
- Selecione seus destinatários. Se você segmentou sua lista em grupos mais direcionados, escolha a coorte certa para cada envio específico.
- Crie sua linha de assunto e texto de preheader. Mantenha cabeçalhos e preheaders curtos, atraentes e claros sobre o valor que o assinante receberá. Teste como aparecem em celulares, onde linhas longas podem ser cortadas.
- Comece com uma abertura forte. Assim como qualquer outra peça de escrita, capture a atenção do seu leitor imediatamente para mantê-lo rolando até o final do seu e-mail.
- Direcione tráfego para seu site com uma chamada para ação (CTA). Solicite aos assinantes que leiam mais ou comprem no seu site com um botão de CTA dentro da sua newsletter.
- Use formatação escaneável. Quebre grandes blocos de texto usando cabeçalhos e gráficos atraentes.
- Adicione personalização onde possível. Use tags de mesclagem para chamar os assinantes pelo primeiro nome e acrescente toques pessoais, como uma despedida marcante e memorável.
- Teste seu e-mail. A maioria das plataformas de newsletter por e-mail permite enviar um teste para você mesmo antes de disparar para toda a lista. Esse recurso ajuda a identificar erros de digitação ou problemas de formatação. Confira como o e-mail aparece tanto no desktop quanto em dispositivos móveis.
💡Dica profissional: Capriche no copy de seus e-mails. Não improvise qualquer conteúdo na hora de redigir e-mails. Procure saber mais sobre estratégias de copywriting, ou então contrate a ajuda de um copywriter. Assim, você aumenta as chances de sucesso da sua newsletter.
11. Avalie os resultados
Para garantir que sua newsletter gere o melhor resultado possível, é fundamental ficar de olho nos números cada vez que um e-mail for enviado. Dessa forma, você consegue traçar estratégias mais afiadas para atingir seus objetivos de negócio.
A maioria das plataformas de newsletter oferece métricas detalhadas de desempenho, incluindo taxa de abertura, cliques, cancelamentos de inscrição e outras informações importantes de e-mail marketing.

Aqui estão algumas métricas para acompanhar ao longo do tempo
- Taxa de entrega: porcentagem de e-mails que chegaram à caixa de entrada dos assinantes. Use essa métrica para identificar possíveis problemas de spam ou bloqueios.
- Taxa de abertura: porcentagem de assinantes que abriram sua newsletter. Indica o quanto o assunto do e-mail é atrativo.
- Taxa de cliques (CTR): porcentagem de assinantes que clicaram em links dentro do e-mail após abri-lo. Mede o engajamento com o conteúdo.
- Taxa de conversão: porcentagem de assinantes que realizaram uma ação desejada, como efetuar uma compra, após interagir com o e-mail. É necessário integrar sua loja virtual à ferramenta de e-mail marketing para acompanhar.
- Cancelamentos de inscrição: porcentagem de assinantes que optaram por não receber mais e-mails da sua marca.
Use seus resultados iniciais para continuar experimentando com diferentes tipos de conteúdo e layouts.
Após analisar as métricas, você pode testar novas estratégias para otimizar os resultados da sua newsletter.
Com testes A/B, por exemplo, você pode experimentar mudanças aos poucos e descobrir o que funciona melhor para sua lista de contatos. Alguns elementos que podem ser testados incluem: assunto e prévia do e-mail, horário e dia de envio, posição dos links, diferentes CTAs e imagens.
12. Gerencie cancelamentos de inscrição e feedback
Um processo simples de cancelamento de inscrição respeita a decisão dos assinantes e ainda oferece insights valiosos para otimizar suas newsletters. Tornar o cancelamento complicado pode gerar frustração e aumentar reclamações de spam.
Algumas dicas para lidar com cancelamentos de inscrição:
- Torne o cancelamento de inscrição fácil e acessível. O link de cancelamento de inscrição deve ser claro e fácil de ver em cada e-mail, geralmente no rodapé, levando no máximo um ou dois cliques para o leitor concluir o processo.
- Analise as razões dos cancelamentos. Inclua uma pesquisa breve para entender os motivos do cancelamento de inscrição. Entre as razões mais comuns estão receber muitos e-mails, achar o conteúdo irrelevante, mudanças de interesse ou situação, ou fadiga de e-mail.
- Use feedback para melhorar o conteúdo e a entrega. Cada cancelamento de inscrição é uma oportunidade de aprender e melhorar. Ao aceitar feedback, você pode criar uma newsletter mais envolvente que atrai e retém assinantes.
8 dicas de como criar uma boa newsletter
- Dê boas-vindas aos novos assinantes
- Envie conteúdo relevante para o seu público
- Peça feedback dos assinantes
- Segmente sua lista de e-mails
- Organize seu e-mail com seções bem definidas
- Tenha cuidado com as imagens da sua newsletter
- Crie e-mails responsivos
- Respeite a decisão dos seus assinantes
Agora que você já sabe como criar uma newsletter, veja algumas boas práticas que ajudarão sua newsletter a ser um sucesso entre os assinantes.
1. Dê boas-vindas aos novos assinantes
Se o principal benefício de ter uma newsletter é se aproximar do público, você pode começar essa aproximação criando um e-mail de boas-vindas para ser enviado assim que as pessoas se inscreverem.
Nesse primeiro e-mail, você pode confirmar a inscrição na newsletter e aproveitar para apresentar sua empresa e o tipo de conteúdo que será enviado para o assinante. O e-mail de boas-vindas dá um toque mais pessoal para a newsletter e ajuda a estabelecer o que o público pode esperar dos e-mails que vão receber.
2. Envie conteúdo relevante para o seu público
Jamais envie e-mails só por enviar. Muito provavelmente, seus assinantes recebem dezenas de e-mails por dia e, se eles perceberem que sua newsletter não traz nenhum conteúdo relevante, vão acabar se irritando e cancelando a assinatura.
Avalie com cautela que tipo de conteúdo interessa à sua lista de e-mails e que também combina com a personalidade de sua marca e seu nicho de atuação.
Embora a maioria das newsletters seja gratuita para os assinantes, existe a possibilidade de você criar uma newsletter paga, uma modalidade de monetização de conteúdo que vem crescendo bastante. No entanto, para alcançar esse potencial, é preciso entregar conteúdo de alta qualidade, que ofereça muitos benefícios para os leitores.
3. Peça feedback dos assinantes
Tal como você faz pesquisas de mercado para entender as necessidades do público e saber o que vender, pode realizar pesquisas na sua newsletter para descobrir em que tipo de conteúdo seus assinantes estão mais interessados.
Além de poder coletar dados valiosos para aprimorar o conteúdo da sua newsletter, pedir feedback dos leitores também é uma forma de se aproximar deles. É como se você os convidasse para colaborar com a newsletter, transformando-a em um espaço de troca.
4. Segmente sua lista de e-mails
Uma das principais vantagens de usar uma ferramenta de e-mail marketing é poder segmentar sua lista de e-mails. As possibilidades de segmentação são infinitas: se você atende a diferentes buyer personas, se os assinantes chegaram até a newsletter por canais diferentes, se eles são clientes novos ou já fidelizados, e por aí vai.
Com a segmentação, você pode enviar e-mails diferentes para grupos diferentes da sua newsletter, o que torna seu conteúdo ainda mais certeiro e eficaz.
Além disso, é possível usar as enquetes para segmentar sua lista de contatos. Ao respondê-las, os assinantes expressam de forma clara que tipo de conteúdo querem receber e, a partir daí, é possível dividir a lista de acordo com as respostas dadas nas enquetes.
📚Leia mais: Confira dicas de como dar fôlego para sua loja virtual e sair do lugar com resiliência em 5 desafios do empreendedorismo e como superá-los.
5. Organize seu e-mail com seções bem definidas
Caso você precise falar de mais de um assunto no mesmo e-mail, divida o corpo do texto em seções e coloque subtítulos, de modo que os leitores possam identificar rapidamente do que cada seção se trata e ir direto para o que mais interessa a eles.
Nesses casos, uma estratégia interessante é colocar apenas resumos de cada seção, com um link que direciona o assinante para o conteúdo completo, que pode ser um artigo no seu blog ou um vídeo nas suas redes sociais. Assim, você mantém a sua newsletter mais curta e ainda pode monitorar qual conteúdo fez mais sucesso por meio dos cliques recebidos.
💡Dica profissional: confira este guia de como montar um blog para ajudar você a atrair mais tráfego para sua loja e vender mais.
6. Tenha cuidado com as imagens da sua newsletter
Algumas empresas gostam de colocar todo o conteúdo do e-mail em uma só imagem, mas isso pode não ser uma boa ideia. Em geral, os provedores de e-mail identificam a falta de texto como algo perigoso e bloqueiam a exibição.
Além disso, mesmo quem está ainda aprendendo como criar uma newsletter deve já se atentar para os ALT texts, que são as descrições das imagens. Essas descrições são uma mão na roda quando, por algum motivo, a imagem escolhida não é carregada para o leitor e também são um recurso fundamental de acessibilidade no e-commerce.
7. Crie e-mails responsivos
Pense em quantos e-mails por dia você abre no seu celular e não no computador. É por isso que não tem como criar uma boa newsletter sem pensar na responsividade.
Ao se preocupar em fazer um e-mail responsivo, você estará colocando a experiência do usuário em primeiro plano, o que pode resultar em mais vendas para o seu e-commerce. Não se esqueça também de levar a responsividade em conta nas landing pages e sites para os quais você quer direcionar os leitores.
8. Respeite a decisão dos seus assinantes
Não é não. Se um assinante pedir para cancelar a assinatura da sua newsletter, não insista. Continuar enviando e-mails para quem já se descadastrou é desrespeitoso e pode afetar a imagem da sua marca de forma negativa.
Newsletter para e-commerce: 5 ideias de conteúdos
- Conte histórias
- Faça estudos de caso
- Responda a perguntas frequentes
- Atualize os leitores sobre as novidades
- Faça recomendações personalizadas
A seguir, veja algumas ideias de conteúdo para ter sempre o que contar nos seus e-mails:
1. Conte histórias
Quem não gosta de ler uma boa história? O storytelling é um grande aliado das marcas em suas estratégias de marketing digital, e newsletters são o espaço perfeito para contar histórias que cativem os leitores.
Você pode usar a newsletter para contar tanto a história da sua marca quanto histórias mais pessoais, que se relacionem às dores do consumidor e estabelecer uma conexão mais profunda entre o público e o seu negócio.
2. Faça estudos de caso
A newsletter também é uma ótima oportunidade de mostrar casos de sucesso da sua marca. Esses casos servem como um empurrãozinho final para os leads que estão muito perto de realizar a compra.
Pense em uma loja que quer vender maquiagem online, por exemplo. Imagine o impacto que um relato positivo de uma pessoa com acne teria para quem ainda tem alguma objeção a comprar nessa loja.
3. Responda a perguntas frequentes
Aproveite a newsletter para responder dúvidas frequentes em relação à sua marca. Ao redigir essas respostas, tente ser o mais abrangente possível, ressaltando a proposta de valor de seus produtos.
O formato de perguntas frequentes ajuda a educar e nutrir sua lista de e-mails, pois costuma diminuir a reticência dos consumidores em comprar produtos de sua marca.
4. Atualize os leitores sobre as novidades
Você pode atualizar os leitores sobre quaisquer novidades relacionadas à sua marca ou ainda ao nicho em que você atua. Ao informar primeiro seus assinantes sobre um lançamento de produto, por exemplo, você cria um sentimento de que quem está ali na lista de e-mails é especial — e esse sentimento é fundamental para aproximar sua marca do público.
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5. Faça recomendações personalizadas
Outro tipo de conteúdo para impulsionar seus e-mails é a recomendação personalizada. Em vez de mandar e-mails com um monte de produtos que não interessam tanto ao cliente, faça uso da segmentação da lista para indicar produtos diferentes para cada tipo de lead.
As recomendações personalizadas têm potencial de aumentar sua taxa de cliques e até mesmo de abertura, uma vez que os leitores começarem a perceber que os e-mails não são genéricos e que há uma seleção por trás das sugestões de produtos.
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Crie sua própria newsletter por e-mail com a Shopify
Das redes sociais orgânicas à publicidade paga, existem muitas formas de se comunicar com clientes em potencial e manter contato com compradores anteriores.
Ter uma newsletter por e-mail, no entanto, permite entregar sua mensagem diretamente na caixa de entrada do assinante, criando um canal contínuo para compartilhar informações úteis, aumentar a visibilidade de produtos e serviços e construir uma conexão que pode resultar em compra.
Ao capturar o e-mail de um visitante ou seguidor, você inicia uma conversa capaz de transformar um navegador passivo em cliente fiel.
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Perguntas frequentes sobre como criar uma newsletter
Como criar uma newsletter?
O processo para criar uma newsletter pode ser resumido em passos claros:
- Defina os objetivos e o tema da newsletter
- Escolha uma ferramenta de e-mail marketing
- Planeje o conteúdo da newsletter
- Crie o layout dos e-mails
- Envie um e-mail de teste
- Envie a newsletter para a lista de assinantes
Por que devo criar uma newsletter por e-mail para o meu negócio?
Uma newsletter por e-mail oferece uma maneira direta de falar com clientes em potencial e compradores anteriores. Ao manter comunicação — compartilhando informações úteis, fornecendo atualizações de produtos e oferecendo descontos ocasionais — você pode construir afinidade com a marca e impulsionar negócios recorrentes.
Como criar uma newsletter grátis?
As principais ferramentas de e-mail marketing oferecem planos gratuitos para criar newsletters. O único detalhe é que normalmente há um limite de contatos na lista. Ainda assim, para quem está começando, é uma excelente maneira de aprender e testar a criação de newsletters.
Qual é a melhor plataforma para criar uma newsletter?
Procure plataformas de newsletter por e-mail que ofereçam recursos como templates personalizáveis, personalização de conteúdo, segmentação, automação, agendamento, testes A/B e relatórios de desempenho. Shopify Email, Mailchimp, ConvertKit, Campaign Monitor, MailerLite e Brevo são ótimas opções, todas compatíveis com lojas Shopify.
Como criar uma boa newsletter?
Envie e-mails de boas-vindas para novos assinantes, selecione cuidadosamente o conteúdo da newsletter, solicite feedback dos assinantes, segmente a lista de e-mails, organize o layout para facilitar a leitura e garanta que os e-mails sejam responsivos.
Como aumentar minha lista de newsletter por e-mail?
Para aumentar sua lista de newsletter por e-mail, incorpore formulários de inscrição no seu site e no fluxo de checkout da sua loja virtual. Compartilhe também o link de inscrição nas redes sociais. Envie suas newsletters de forma consistente e ofereça conteúdo relevante, incentivando os assinantes a compartilharem com familiares, amigos e colegas ou a divulgarem via boca a boca.