Quer abrir uma loja virtual?

Amor à primeira vista: você já fez seu banner online?

Banner online: ilustração de mãos construindo a página de um site. As mãos inserem elementos como caixa de pesquisa, imagens e mais.

Você já deve ter reparado que a grande maioria das lojas online têm algo em comum: uma grande imagem principal ou um conjunto de imagens, sempre localizados na página inicial.

Essas imagens costumam receber o nome de banner, e desempenham uma função extremamente importante no comércio virtual. É esse banner, afinal, que tem o poder de impactar seus visitantes e clientes logo nos primeiros segundos da visita ao site da loja.

Então por que não aproveitar esse banner para criar aquela situação de amor à primeira vista e deixar o pessoal caidinho pela loja?

Hoje, a gente vai conversar um pouco sobre a importância dos banners para o desempenho de uma loja virtual, e também vamos mostrar como criar um banner online com ferramentas descomplicadas e gratuitas.

Banner? Mas por quê?

A primeira coisa que você precisa saber sobre os banners é que eles ocupam a posição de destaque na página mais visitada de um site: a página inicial. Isso significa que o conteúdo do banner precisa, obrigatoriamente, agregar valor à marca.

Você já deve ter reparado que os banners estão em todos os lugares, tanto nos templates mais populares da nossa Loja de temas como em sites de marcas que trabalham com nichos variados do e-commerce brasileiro.

A Holistix, por exemplo, usa o espaço do banner online para anunciar kits de óleos essenciais marca. Repara só como as cores, as fontes e a disposição dos produtos seguem a mesma identidade visual do resto do site:

Captura de tela com banner online da Holistix

Já a Yorgus adotou uma estratégia diferente e transformou o banner online em um espaço para anunciar o produto da marca de forma delicada e eficiente, destacando o diferencial dos iogurtes naturais:

Captura de tela com banner online do site da Yorgus

E também dá para seguir a linha da Zerezes e usar o banner online para otimizar a experiência de compra dos clientes. Olha só como o design do banner já permite iniciar a experiência de compra com apenas alguns cliques:

Captura de tela com banner online do site da Zerezes

Tudo isso só para dizer: crie banners. Mesmo. Esse espaço é altamente versátil e, como deu para perceber, pode ser adaptado para objetivos diferentes. E a gente vai falar um pouco mais sobre isso aqui embaixo.

🛍️ Leitura recomendada: Vou só olhar as vitrines: como uma boa vitrine virtual ajuda sua loja a vender mais

Por que usar um banner online?

Você pode usar um banner online para obter resultados variados: aumentar o número de vendas, impulsionar o tráfego orgânico, gerar visitas a partir dos conteúdos de mídia social… 

No entanto, isso vai depender não só do tipo de empresa que você tem, mas também dos objetivos que você definiu para a marca. E se você ainda está em cima do muro e não sabe se vale mesmo a pena investir no design de um banner, não tem problema: compilamos abaixo alguns motivos para convencer qualquer lojista.

1. Banners ajudam a construir a identidade da marca e a contar uma história

Uma imagem de banner tem como objetivo ajudar você a construir a identidade de uma loja, e pode fazer maravilhas pelo storytelling da marca.

Isso acontece porque, como a imagem (ou o vídeo) do banner fica em posição de destaque no site, este elemento acaba por atrair a atenção do visitante quase que imediatamente. Se você souber contar uma boa história, pode incentivar a compra e a fidelização já de cara.

Quer saber mais sobre o storytelling? Então vale a pena conferir o vídeo abaixo:

2. Banners também podem sanar dúvidas dos clientes

Os banners podem ser usados para sanar dúvidas dos clientes – como perguntas corriqueiras ou até dúvidas mais pontuais sobre frete, prazo de entrega e por aí vai.

A Macchiato, por exemplo, transformou seu banner online em um espaço que anuncia as normas para o frete grátis:

Captura de tela com banner online da Macchiato

3. Um bom banner pode destacar a proposta de valor da marca

Banners podem ser usados para explicar a proposta de valor da marca – ou seja, o valor dos produtos que você está oferecendo. Quer lugar melhor para fazer isso do que na página inicial, a primeira coisa que chega aos olhos dos visitantes?

Nessa mesma linha, também vale a pena pensar em criar um banner que esteja alinhado aos valores da marca e que, no lugar de anunciar um produto, compartilhe experiências dos clientes. 

A Pantynova pensou nisso ao criar banners para o site da marca. O banner online atual promove uma série de relatos de clientes que usaram alguns produtos da loja:

Captura de tela com banner online da Pantynova

4. Banners online = anúncios online

O design do banner também pode ser pensado como um espaço de anúncios dentro do próprio site da loja.

Você pode, por exemplo, criar banners online para anunciar um produto ou uma nova linha de produtos. Outra possibilidade é usar esse espaço para anunciar produtos que podem proporcionar uma maior margem de lucro para você ou mesmo aqueles que estão em queima de estoque.

💰 Leitura recomendada: Como atrair clientes: um pouquinho de amor e um tanto de estratégia


O que não pode faltar na hora de criar um banner online

Há três elementos essenciais para o banner perfeito. Se você conseguir combinar esses elementos, terá um design final de cair o queixo – e possivelmente vai conseguir conquistar mais clientes e atingir as metas de conversão.

1.   Imagem atraente 📸

O olho humano adora imagens brilhantes, chamativas e enormes. É por isso mesmo que a fotografia de produto é um fator tão decisivo para o marketing e, claro, para o design gráfico de um banner.

Tente incluir gráficos, imagens ou fotos de alta resolução para atrair a atenção dos visitantes.

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Aprenda a tirar fotos incríveis dos seus produtos mesmo com um orçamento apertado.

2.   Mensagem criativa e cativante ✍️

A mensagem nada mais é do que a frase ou as palavras que você usará junto da imagem. Lembre-se de que você só tem alguns poucos segundos para chamar a atenção do visitante, então o ideal é trabalhar com poucas palavras.

3.   Uma poderosa chamada para ação 🖱️

Idealmente, todo banner deve ter uma chamada para ação; um texto ou um botão indicando a ação que o visitante deve realizar. Alguns exemplos são COMPRE AGORA, VEJA MAIS, CONTATO e outros.

Está pensando que isso tudo está muito bom, mas seria bom ter alguns modelos de banner para ver esses três elementos em ação?

Então olha só este design da Yes, We Grow, que aplica todos os elementos que a gente mostrou aqui em cima:

Captura de tela com banner online da Yes, We Grow

Ou o banner da Maria Tangerina, que é minimalista e puro charme:

Captura de tela com banner online da Maria Tangerina

Criar banners: por onde eu começo?

A empolgação está começando a despontar por aí, mas também começou a bater aquele pânico de quem não sabe nada de design, criação de templates e edição?

Calma! O mercado já conta com uma grande variedade de ferramentas e editores projetados especialmente para simplificar o processo de criação. Na verdade, o processo é tão fácil que dá para resumir em dois passos:

1. Encontrar designs e fotos

O primeiro passo é encontrar as fotos e ícones que você quer usar nos banners. Se você vai usar fotografias próprias de seus produtos, não se esqueça de procurar um bom editor de fotos, viu?

Para começar a aquecer a imaginação, vale a pena consultar bancos de imagens que oferecem fotografias gratuitas e livres de direitos autorais, como:

📷 Burst, da Shopify

O Burst conta com um catálogo bem legal de fotografias em alta resolução, ideais para campanhas de marketing e publicações em redes sociais. 

E detalhe: o Burst é totalmente de graça!

📷 Pexels

Além de ser agradável e simples de navegar, com dezenas e dezenas fotos de qualidade altamente profissional, o Pexels também tem alguns tesouros escondidos: o site recentemente começou a oferecer vídeos bem bonitos que podem ser baixados de graça. 

Já pensou que maravilha poder criar um banner em vídeo com apenas alguns cliques, sem ter que perder tempo com a gravação?

📷 Pixabay

O Pixabay é outra opção para quem está atrás de ícones e fotografias de qualidade profissional. Com downloads gratuitos e mais de um milhão de fotos disponíveis, não dá para ignorar essa joia online.

📷 Adobe Stock

Apesar de ser pago, o Adobe Stock oferece um período de avaliação gratuita de um mês, que vem com 10 downloads. Vale a pena aproveitar, se você puder, até porque os ativos da plataforma são incríveis. 

📷 Banco de imagens do Canva

Apesar de estar disponível apenas em inglês, o banco de imagens do Canva é bem completo e pode trazer alguns resultados bem legais para a marca. Muitas das imagens são gratuitas, então basta ter uma conta no Canva para fazer o download.

2. Escolher o site, editor online ou ferramenta para criar o banner

O segundo passo é encontrar um editor ou criador de banners: a ferramenta que vai ajudar você a criar o banner perfeito para o site da loja.

A grande vantagem de trabalhar com essas ferramentas é que elas já oferecem modelos prontos, que seguem os formatos usados em muitos templates de sites, e diversos recursos de edição. Você só precisa fazer o upload da foto, selecionar o modelo (ou os modelos) com os quais quer trabalhar e começar a editar.

🎨 Canva

O Canva é possivelmente a solução de design mais completa do mercado. Além de oferecer uma interface gratuita com dezenas de recursos para editar e criar banners e outros conteúdos para redes sociais e sites, ele também é um editor de ponta.

🎨 Trakto

Descomplicado, intuitivo e com atendimento 100% em português, o Trakto é um criador de banner que não dá para ignorar. Você vai encontrar várias opções e ferramentas para personalizar seus designs por lá, e também vai poder brincar com banners em formatos diferentes.

O Trakto possui um plano gratuito que já inclui a criação de artes e designs próprios, mas se você quiser a solução completa terá que desembolsar R$ 25/mês.

E detalhe: se você tem um restaurante virtual, vai poder contar com a imensa biblioteca do Trakto em parceria com o iFood.

🎨 Befunky

O Befunky é daquelas ferramentas que só de olhar a gente já fica com vontade de usar. Completo com uma interface intuitiva, uma paleta de cores que acalma até a pessoa mais ansiosa da face da terra, recursos para edição de fotos, criação de colagens e soluções de design gráfico, o Befunky é uma joia rara.

Ele é gratuito, mas a versão Befunky Plus (US$ 8,99/mês) tem opções ainda mais granulares para a personalização de banners.

🎨 Creatopy

A Creatopy é uma ótima solução para criar anúncios, banners e outros ativos online compatíveis com plataformas como YouTube, Instagram, LinkedIn e Facebook. A ferramenta também permite incluir outras pessoas em um mesmo projeto, o que pode ser bem útil se você já tem uma equipe trabalhando com você.

Assim como o Befunky, a Creatopy tem um plano gratuito e outras opções pagas que oferecem maior controle na hora de personalizar o visual de seus ícones e banners.

🎨 Crello

O Crello possui uma imensa biblioteca de modelos para anúncios e banners. Você pode editar cores, tamanhos, inserir texto, alterar ícones e muito mais – e tudo de forma bem intuitiva.

Ele também possui um plano gratuito e outro pago (US$ 7,99/mês).

🎨 Pixlr

O Pixlr é um excelente editor virtual. Embora não ofereça modelos tão completos como outras soluções que listamos aqui em cima, ele tem uma biblioteca bem interessante de recursos que permitem modificar, alterar ou ajustar cores, incluir textos e mais.

Ele também é de graça, então vale conferir!

🎨 Adobe Photoshop

O Photoshop é o programa mais usado entre designers gráficos e artistas visuais. Contudo, o preço é bastante salgado (R$ 90,00/mês) e o programa não conta com uma interface intuitiva.

Moral da história: crie banners e corra para o abraço!

Ilustração de jovem mulher fazendo um desenho em uma página em branco

Deu para perceber que o banner é um elemento que não pode faltar em uma loja virtual, né? Além disso, criar banners também não é nada de outro mundo: bastam algumas fotos, um criador ou editor online e muita inspiração.

Ah, e não se esqueça de trocar o banner da loja periodicamente, viu? Isso dá a sensação de novidade aos visitantes – e um toque a mais para o site.

Perguntas frequentes sobre banners para site

O que é um banner?

Também chamado de header, o banner é uma grande imagem (ou conjunto de imagens) que aparece no topo da página principal. É a primeira coisa que o usuário vê quando entra em seu site e, por isso, precisa ser atraente o suficiente para encorajá-lo a continuar navegando.

Por que colocar um banner na minha página principal?

Os banners ou headers podem ajudar a construir a identidade da marca, mostrar a proposta de valor de sua empresa, anunciar produtos ou novidades ou ainda dar informações importantes para os clientes, como por exemplo “frete grátis para todo o Brasil”.

Quais os elementos de um banner perfeito?

Para conquistar seus clientes, o banner perfeito precisa ter: uma imagem atraente e de qualidade, um texto criativo e cativante e um botão com uma chamada à ação forte (por exemplo, “Inscreva-se agora”).

Onde encontrar imagens para o banner do meu site?

Você pode encontrar imagens grátis em bancos de imagens como o Burst e o Pexels, ou ainda criar banners em sites de design como o Canva. Outra opção é contratar um fotógrafo profissional para tirar fotos atraentes de seus produtos.


Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Richard Lazazzera

Tradução e localização: Marcela Lanius

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