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Em busca do fornecedor confiável: onde encontrar produtos para revender

Como encontrar um fabricante ou fornecedor para seu produto

Se você vem lendo sobre como abrir um negócio, já deve ter pensado em algumas ideias por conta própria ou sobre como tirar proveito de uma das muitas tendências de produtos disponíveis. Esse é um período interessante para empreender, os ânimos estão melhorando e quanto mais você pensa nas suas ideias, mais animado fica.

No entanto, ao longo do tempo, muitos empreendedores se dão conta de que não estão indo muito longe, perdendo entusiasmo em relação ao fornecimento de produtos. Seja para fabricar seu próprio produto ou descobrir fornecedores que fazem vendas por atacado – nenhuma opção é uma tarefa fácil.

Nesse artigo, vamos considerar todos os aspectos básicos de contratar um fornecedor para seu próximo projeto. Vamos ver onde procurá-los, como abordá-los e que perguntas fazer.

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Índice

Aspectos básicos: o que você está buscando?

Para os propósitos desse artigo, quando falamos de fornecedores, estamos nos referindo a qualquer pessoa que tenha a capacidade de fornecer produtos e estoque para você (e talvez até mesmo descrições de produtos). Ou seja, esse grupo engloba fabricantes, atacadistas e distribuidores.

Há muitos recursos úteis na internet que você consegue encontrar pelo Google. Mas antes de começar, vamos falar sobre alguns aspectos que você precisa conhecer antes de tomar decisões.

Primeiro, você precisa determinar que tipo de fornecedor está procurando. Assim, vai poder determinar a terminologia que precisa usar na sua pesquisa. Veja nosso artigo intitulado Fazer você mesmo, fabricar, comprar no atacado ou dropshipping: qual é o melhor modelo de negócios? para você poder começar. Existem diversas opções, mas as mais comuns são:

  • Um fabricante para produzir sua ideia de produto.
  • Um fornecedor (que também pode ser um fabricante), atacadista ou distribuidor de quem comprar marcas e produtos já existentes.
  • Um profissional de dropshipping para fornecer produtos e atender pedidos de marcas e produtos já existentes.

Fornecedores nacionais ou internacionais

Quando estiver procurando um fornecedor, caso esteja planejando fabricar ou fazer vendas por atacado, será necessário decidir se você quer um fornecedor nacional ou do exterior. Sim, de qualquer lugar fora do seu país.

Em geral, e para o propósito desse artigo, fornecedores estrangeiros costumam estar localizados em países asiáticos como China, Índia ou Taiwan. Por que? Porque em geral é mais barato conseguir fornecedores de produtos no exterior, especialmente nesses países. Mas há muito mais a ser considerado para sua decisão do que somente o investimento inicial e o custo unitário.

Tanto fornecedores nacionais como internacionais têm suas vantagens e desvantagens:

Fornecedores nacionais

Vantagens

  • Maior qualidade de fabricação e normas trabalhistas mais rígidas.
  • Comunicação facilitada pela falta de barreira linguística.
  • Apelo de marketing por um produto fabricado no Brasil.
  • Mais fácil de verificar a reputação dos fabricantes.
  • Tempo de entrega mais rápido.
  • Maior proteção de direitos de propriedade intelectual.
  • Maior segurança de pagamento e mais recursos.

Desvantagens

  • Custos de fabricação mais altos.
  • Menor opção de escolha de produtos (há muitos itens que simplesmente não são mais fabricados no Brasil).

Fornecedores internacionais

Vantagens

  • Custos de fabricação mais baixos.
  • Mais opções de fabricantes para poder escolher.
  • Serviços rápidos como Alibaba facilitam a escolha de fornecedores.

Desvantagens

  • Qualidade inferior percebida pelos clientes.
  • (Em geral) menor qualidade de fabricação e normas trabalhistas menos rígidas.
  • Pouca proteção de propriedade intelectual.
  • Barreiras como idioma, comunicação e fuso-horário podem ser difíceis de administrar.
  • Mais difícil/caro para verificar o fabricante e visitar o local de fabricação.
  • Tempo de entrega mais demorado.
  • Diferenças culturais em práticas comerciais.
  • Importação de produtos e desembaraço aduaneiro.
  • Menor segurança de pagamento e menos recursos.

Onde começar a procurar um fabricante

Agora que você tem uma ideia melhor do que está procurando exatamente, bem como das vantagens e desvantagens de buscar fornecedores nacionais ou internacionais, onde você pode começar a sua busca? Obviamente, a internet é o melhor lugar para se começar, mas há alguns sites específicos que podem ajudar você nessa missão:

Diretórios

Algumas das melhores fontes são diretórios online de fornecedores. Esses diretórios contêm perfis de centenas ou milhares de fabricantes, atacadistas e fornecedores. Veja abaixo alguns dos mais populares tanto para fornecedores nacionais como internacionais:

Diretórios nacionais

Diretórios internacionais

Find a manufacturer for popular products

Google

Nos últimos anos, nos acostumamos a fazer pesquisas facilmente no Google e encontrar o que estamos procurando logo nos primeiros resultados. No entanto, muitos fornecedores não acompanharam o ritmo da internet ou as mudanças do algoritmo do Google. Seus sites em geral são antigos, sem muitas informações e sem um mecanismo de busca otimizado.

Como encontrá-los pelo Google, então? Talvez pela primeira vez na história desse país, você vai ter que explorar a segunda página de resultados do Google ou até mesmo as posteriores. Você também deve usar termos de pesquisa variados. Por exemplo, palavras como "atacado", "atacadista" e "distribuidor" podem ser usadas aleatoriamente, portanto faça pesquisas com todas elas.


Pode ser útil se familiarizar com os atalhos de pesquisa do Google para aprimorar a qualidade das suas buscas e, consequentemente, seus resultados.

Use Google to help find a manufacturer for specific products

Referências

Algumas dicas podem vir de referências. Não tenha medo de perguntar para seus contatos de redes profissionais se eles têm alguma recomendação, ou se conhecem alguém que sirva para seu negócio. Procure indivíduos que tiveram sucesso em determinada área que você gostaria de entrar e veja se eles estão dispostos a compartilhar seus contatos.

As redes sociais facilitaram bastante a comunicação, então não deixe de usar esses canais. Entre em grupos de Facebook e outras comunidades online de e-commerce e veja se alguém escreveu uma review elogiosa para algum fornecedor.

Quando você começar a descobrir novos fornecedores, mesmo que eles não sirvam para o seu negócio, não deixe de pedir que eles te indiquem a direção certa. Se eles forem ativos no setor, provavelmente têm ótimos contatos e terão prazer em recomendar uma opção que funcione melhor para você.

Outras dicas de pesquisa

Outra possibilidade de pesquisa de fornecedores de produtos é buscar produtos usando o código SH6.

O código SH6 é formado pelos seis primeiros dígitos do NCM do produto que deseja pesquisar. SH6 é o Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadoria, já o NCM corresponde à Nomenclatura Comum do Mercosul. Às vezes fabricantes e fornecedores podem listar seus produtos pelo código SH6, o que pode facilitar sua pesquisa por esses profissionais, especialmente se você estiver usando diretórios profissionais de busca.

O NCM de um produto pode ser consultado na TIPI (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados) disponibilizada pela Receita Federal. Essa tabela está disponível no site da Receita ou no portal da NF-e para download.

Você também precisa verificar seu fabricante em potencial com cautela. Depois de restringir sua busca para algumas opções, aprofunde sua pesquisa para garantir que você encontrou fornecedores confiáveis.

Pesquise sobre eles no Google e veja se eles não têm nenhum processo trabalhista em andamento. Verifique, também se eles não têm denúncias no Reclame Aqui ou até mesmo as reviews do perfil dele no Google, se for o caso.

Solicitação de orçamento

Encontrou um fornecedor adequado? É hora de abordá-lo. A principal pergunta que você vai fazer é "quanto custa?", mas antes de mandar precipitadamente sua solicitação de orçamento, planeje o que deseja falar e as perguntas que quer fazer.

Requesting a quote can help you find a manufacturer that fits your budget

Planejar esse questionamento inicial pode aumentar suas chances de receber uma resposta e as informações que você deseja. Aqui estão outras perguntas importantes que você deve levar em consideração quando redigir o e-mail:

Qual é o pedido mínimo para solicitar um orçamento?

Certifique-se que um pedido mínimo desse fornecedor pode ser administrado por você, além de valer a pena financeiramente. A quantidade de um pedido mínimo por variar bastante, dependendo do produto e do fornecedor, então é importante debater esse aspecto logo no começo da conversa.

Qual é o preço de uma amostra?

É provável que você queira receber amostras para poder inspecionar o produto antes de fazer um pedido completo. O preço de amostras varia, dependendo do produto e do fornecedor. Alguns fornecedores que recebem muitas solicitações podem cobrar o preço integral de varejo, outros oferecem amostras com descontos. Alguns podem até enviar amostras sem custo algum.

Qual é seu preço de produção?

Uma das perguntas mais importantes é quanto os seus produtos vão custar. Questione os preços para diferentes quantidades para ter uma ideia se e como eles oferecem desconto para pedidos de grandes lotes.

Qual é seu prazo de produção?

Saber quanto tempo vai levar a produção do seu pedido é uma consideração importante. Dependendo do seu tipo de negócio, o tempo pode ser crucial.

Quais são suas condições de pagamento?

Muitos fornecedores vão pedir que novos clientes paguem o pedido completo com antecedência. É importante saber disso, já que o estoque tem um alto custo para startups que estão começando. Você pode perguntar também se eles dividem o pagamento para pedidos futuros.

Os fornecedores costumam receber diversos e-mails sobre orçamentos de compradores em potencial que estão ali "só dando uma olhada", então é comum que muitos deles não respondam todas as solicitações de orçamento. Essa falta de resposta por parte dos fornecedores é uma reclamação comum entre novos empreendedores de e-commerce.

Como você pode evitar ser ignorado, então? Veja a seguir uma lista de certas atitudes a se evitar quando você for contatar um fornecedor pela primeira vez:

  • E-mails longos: Seu primeiro e-mail para um fabricante deve ser claro e conciso. Evite falar muito sobre sua biografia e histórico. O primeiro e-mail deve ser simplesmente para avaliar se ele é o profissional ideal para o seu objetivo. Concentre-se no que os fornecedores se importam, como os detalhes do que você está tentando produzir.
  • Fazer pedidos exagerados: Nem sempre é fácil para os fornecedores produzir os pedidos que recebem. É importante perguntar diferentes preços para diferentes quantidades, mas evite fazer pedidos exagerados ou pedir muitos orçamentos. Lembre-se de perguntar somente o que você precisa avaliar para verificar se esse fornecedor vai ser bom para o seu objetivo.
  • Fazer pedidos pequenos demais: ISe você pedir um orçamento com uma quantidade muito menor do que o pedido mínimo do fornecedor, corre o risco de não receber resposta. Se você não tiver certeza se seu pedido é pequeno demais, talvez você possa ligar ou mandar um e-mail curto para o fornecedor perguntando qual é a quantidade mínima com que ele trabalha.

Finalmente, se estiver contatando um fornecedor no exterior, lembre-se que muitas vezes eles podem estar usando programas de tradução automática para responder seu e-mail. Escrever um e-mail breve, conciso, com boa formatação e sem erros não só vai ajudar o fabricante como vai garantir que você receba uma resposta mais organizada.

Além disso, quando fizer perguntas, é bom numerá-las. Assim, os fornecedores conseguem responder pelo número, mantendo toda a comunicação organizada.


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Como negociar pedidos mínimos

Se você estiver procurando um fornecedor pela primeira vez, rapidamente vai aprender o conceito de pedido mínimo. Não é incomum um fabricante pedir um compromisso da sua parte de comprar centenas ou milhares de unidades no seu primeiro pedido. Isso depende do produto e do fabricante.

Pedidos mínimos são complicados quando você tem um orçamento limitado ou então se quer começar com calma, testando o mercado antes de fazer pedidos grandes. A boa notícia é que pedidos mínimos quase sempre são negociáveis.

Antes de começar a negociar, entenda o motivo pelo qual o fornecedor impõe uma quantidade mínima. É por que ele está com muito trabalho na fila? Ou talvez porque prefira trabalhar com quantidades maiores. Entender os motivos do pedido mínimo vai ajudar você a entender melhor o posicionamento do seu fornecedor e permitir que você negocie e faça uma contraproposta.

Depois de entender melhor o posicionamento do seu fornecedor, você pode fazer um pedido com uma quantidade menor. Você pode combinar com o fornecedor de fazer um depósito por um pedido maior, mas pedir que ele produza quantidades menores periodicamente ou até mesmo oferecer um valor unitário mais alto.

Encontrou seu fornecedor parceiro?

Encontrar fornecedores e fabricantes é um processo único e, para muitos, uma nova experiência. Tentar encontrar fornecedores que sejam ideais para seu negócio é uma decisão crucial, pois eles não são muito fáceis de encontrar.

Saiba mais: 11 aplicativos da Shopify para encontrar fornecedores para a sua loja

É fácil se sentir frustrado qundo chegamos ao fim da linha ou entramos num beco sem saida. Porém, na maioria dos casos, só é preciso um pouco de paciência e perseverança para encontrar o parceiro perfeito para seu novo negócio.


Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Corey Ferreira

Tradução e localização: Marina Borges

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