Descubra como abrir uma loja de roupas virtual em 7 passos

Como abrir uma loja de roupas virtual: guia completo

Já se perguntou como abrir uma loja de roupas e não sabe por onde começar? Há muitas oportunidades no ramo da venda de roupas online. As pessoas sempre precisam de roupas, e as tendências da moda variam constantemente, então há sempre algo para vender e um público interessado em comprar.

Em uma área do e-commerce tão lucrativa e cheia de possibilidades, é claro que haverá competição. Portanto, se você está pensando sobre como abrir uma loja de roupas virtual, é importante encontrar formas de se destacar no mercado. É por isso que aqui você vai encontrar um guia prático completo, com todos os passos que deve tomar para começar o seu negócio de roupas e obter sucesso com ele.


Como abrir uma loja de roupas virtual

Talvez você esteja pensando em como abrir uma loja de roupas e ainda não tenha decidido se irá contar com lojas físicas ou se vai mirar no e-commerce. Montar uma loja virtual é muito mais fácil do que você imagina e traz muitas vantagens para empreendedores. Com uma loja de roupas virtual, você consegue alcançar um público muito maior, usando diferentes estratégias, e nem precisa ter espaço físico para realizar as vendas, expor as peças ou mesmo manter o estoque.

Confira a seguir o passo a passo completo de como abrir uma loja de roupas virtual.

1. Faça uma pesquisa de mercado antes de abrir uma loja de roupas

Se quer saber como abrir uma loja de roupas, antes de mais nada, você vai precisar conhecer um pouco sobre a indústria e seu estado atual. Para isso, será necessário realizar uma pesquisa de mercado.

Uma pesquisa de mercado será capaz de mostrar quem está vendendo, quem está comprando e por quê, entre outras informações importantes para você começar seu negócio online de roupas. Aproveite essa pesquisa para fazer uma análise da concorrência e ir anotando o que você precisa fazer para conquistar clientes nesse mercado competitivo.

2. Escolha um tipo de roupa para vender

Depois de clarear suas ideias com a pesquisa, você já deve ter uma noção de qual nicho de mercado irá escolher para apostar. Talvez você queira saber como abrir uma loja de roupas femininas ou como abrir uma loja de roupas infantil, entre muitas outras possibilidades de segmento. A questão é que, para vender roupas online, você precisa encontrar o nicho certo para o público certo.

Separamos aqui para você um vídeo do nosso canal da Shopify que vai dar toda a orientação que você precisa sobre como escolher um nicho de mercado.

A escolha do nicho também passa por uma análise dos seus clientes em potencial. Reflita sobre seu público-alvo: pense em dados demográficos, como gênero, faixa etária, região, mas também dados de padrões de comportamento. Quais são os hábitos das pessoas que você visualiza como clientes?

Essa identidade completa que constitui o seu cliente ideal é o que chamamos de buyer persona. Quanto mais profundamente você conhece sua persona, mais fácil será vender roupas para ela.

💡 Já pensou em trabalhar com moda atemporal? Conheça a história de sucesso da básico.com para se inspirar!

3. Escolha um modelo de negócio para abrir sua loja de roupas

Fazer você mesmo, fabricar, comprar no atacado ou dropshipping: qual é a melhor opção? Há diferentes modelos de negócio para quem está em busca de como abrir uma loja de roupas virtual, cada um com seus benefícios e desafios.

Impressão sob demanda

O modelo de impressão sob demanda é quando a empresa que está vendendo os produtos contrata os serviços de um fornecedor para customizá-los com suas criações. Nesse modelo, sua loja de roupas virtual só precisa criar os designs e todo o processo de transformar os designs em estampas é feito por meio da contratação desse serviço.

Trabalhando com impressão sob demanda, você não precisa se preocupar com estoque e nem com a logística voltada para o envio de produtos. Isso porque essas etapas da experiência de compra customizada ficam por conta do fornecedor.

📚 Se você quer saber como abrir uma loja de roupas virtual usando impressão sob demanda, temos mais algumas indicações de leitura para ajudar:

💡 Você já conhece a Printful? É um app de impressão sob demanda que pode ser adicionado à sua loja virtual na Shopify!

Dropshipping

Trabalhar com dropshipping é outra opção de terceirização do serviço de processamento e envio de pedidos. Basicamente, você divulga e vende produtos no site da sua loja de roupas virtual, mas um fornecedor de dropshipping mantém o estoque e lida com as entregas por você. É semelhante ao modelo de impressão sob demanda, que costuma incluir o serviço de dropshipping, mas o modelo dropshipping por si só não requer nenhuma impressão.

Para saber mais, vale assistir ao nosso guia Dropshipping para iniciantes.

📚 Reunimos aqui algumas leituras para ajudar quem quer aprender como abrir uma loja de roupas virtual usando dropshipping:

Faça você mesmo

Para uma abordagem mais “mão na massa”, também é possível você mesmo criar suas próprias peças. O DIY, ou “faça você mesmo”, para quem está pensando em como abrir uma loja de roupas virtual, requer habilidades criativas para o design das criações e também habilidades de costura. Se você se encaixa nesse perfil, mãos à obra!

📚 Leitura recomendada:

Manufatura

Se você prefere ter controle sobre seus produtos mas não tem as habilidades necessárias para criá-los, você pode trabalhar diretamente com fabricantes que irão dar vida às suas ideias de roupas para vender. Apostar nessas parcerias pode ser muito bom para avançar no crescimento da sua loja de roupas virtual, já que, conforme a demanda vai crescendo, torna-se cada vez mais difícil e até impossível dar conta de tudo produzindo cada peça à mão. No entanto, é importante comunicar seus objetivos de crescimento aos seus fornecedores para que eles também possam se preparar para atender à demanda.

📚 Algumas leituras para auxiliar quem quer saber como abrir uma loja de roupas virtual fazendo parceria com fabricantes:

4. Faça um plano de negócios para sua loja de roupas virtual

Seu plano de negócio funciona como um guia para a sua loja de roupas virtual. É útil para acompanhar seu fluxo de caixa, identificar os objetivos do seu negócio, possíveis desafios que você pode encontrar pelo caminho, bem como os recursos que você vai precisar para dar conta de tudo.

Fazer um plano de negócio para o seu e-commerce de roupas é importante não só para você como empreendedor de sucesso, mas também para sua equipe e parceiros, e para conseguir empréstimos ou investidores. E isso não precisa ser um bicho de sete cabeças: disponibilizamos um modelo de plano de negócios prontinho para você usar!

É também nessa etapa que você vai fazer organizar suas finanças e organizar tudo que precisa para começar a investir no seu negócio. Além de fazer um plano de negócio, há outras ferramentas que uma empresa pode usar para delinear seu empreendimento, como o Business Model Canvas.

💡 Quer saber como abrir uma loja de roupas virtual, mas bate um nervosismo na hora de fazer o planejamento financeiro? Não deixe de conferir nossas dicas financeiras para lojistas de primeira viagem.

5. Crie sua loja de roupas virtual

Pesquisa de mercado feita, nicho, público-alvo e modelo de negócio definidos e plano de negócios escrito: estão concluídas todas as etapas de planejamento. E agora, como abrir uma loja de roupas virtual?

Construir sua própria marca do zero requer alguns passos. Vamos a eles:

  • Escolha o nome — O nome da sua loja de roupas virtual é o que as pessoas mais irão ouvir quando conhecerem seu negócio online. Por isso, é importante que o nome tenha impacto, o que significa coisas diferentes na prática, dependendo da identidade da sua marca. Reflita sobre qual é a mensagem que sua marca quer passar e que tipo de nome combinaria melhor com ela. Você sabia que a Shopify disponibiliza um gerador de nomes para empresas que você pode usar para se inspirar? Lembre-se de que, além do nome da loja que vai ficar conhecido pelo público, é preciso também escolher um nome de domínio.
  • Crie um logotipo — A identidade visual da sua marca é tão importante quanto o nome, e criar um logotipo é o primeiro passo para torná-la reconhecível visualmente. E você sabia que não é preciso gastar uma fortuna contratando um designer para isso? O Hatchful é um criador de logos profissionais personalizados que está disponível para ser utilizado nas lojas virtuais da Shopify. Que tal conferir nosso artigo sobre este criador de logotipos com dicas para tirar o máximo proveito dele?
  • Monte a loja virtual — Chegou o momento de criar o local virtual de onde as pessoas vão poder comprar suas roupas à venda: o site! Montar uma loja virtual do zero pode ser assustador, e você pode estar se perguntando quais recursos deveria incluir na sua e quais plataformas de e-commerce são as melhores. Não se preocupe, tudo é mais fácil aqui na Shopify: você pode escolher e personalizar um tema, há recursos de checkout transparente, relatório de vendas, e-mail marketing, e muito mais! E tudo isso com suporte disponível para quando você precisar de ajuda e um blog sempre atualizado com dicas de vendas e crescimento para empreendedores. Mas, ok, se você está pesquisando como abrir uma loja de roupas virtual, talvez esteja em busca de dicas mais introdutórias, certo? Se esse é seu caso, temos um vídeo perfeito para você:
  • Selecione seus canais de venda — Quando você vende roupas online, você pode vender diretamente do seu site ao consumidor, isto é, utilizar o modelo D2C, ou utilizar marketplaces como Mercado Livre para alcançar um público mais amplo. Ambos os modelos de vendas têm vantagens, por isso, você também pode optar por variação e trabalhar com vendas multicanal.
  • Formalize seu negócio — Empreendedores de negócios que faturam até R$81.000 por ano (entre outros requisitos) podem abrir um MEI (Microempreendedor Individual). Fazendo isso, você adquire um número CNPJ e pode emitir nota fiscal pelo MEI. Para negócios que faturem mais anualmente ou que não se enquadram nos outros requisitos do MEI, há outras opções de formalização, e você deve pesquisar qual seria mais adequada ao seu modelo de negócio.

📌 Prepare-se para lançar seu negócio! Agora que você tem todo o roteiro para o sucesso e as ferramentas para como abrir uma loja de roupas virtual, é hora de se preparar para o lançamento. Para esse momento decisivo, criamos um checklist para abrir uma loja; assim, você se certifica de que conferiu tudo antes de levar sua ideia de negócio para o mundo.

6. Crie um plano de marketing para abrir sua loja de roupas virtual

Uma vez pronta para funcionamento, é chegada a hora de gerar tráfego para sua loja e atrair clientes. Não tem como abrir uma loja de roupas virtual de sucesso sem criar um plano de marketing. Para isso, é preciso pesquisa, estratégia, planejamento, execução criativa e análise de dados para ver os resultados dos esforços. E lembre-se: estratégias de marketing não se resumem à divulgação de produtos; elas fazem parte de toda a estratégia de um e-commerce, desde a concepção.

📚 Algumas recomendações de leitura para sua loja decolar:

7. Teste, aprenda e reavalie o desempenho da sua loja de roupas

A beleza de montar uma loja do zero e ter seu próprio negócio é que você pode evoluir conforme ele já estiver em andamento — e ainda mais rapidamente se for um e-commerce. No entanto, vale ressaltar que essa evolução só acontece se você for testando o que funciona, mantendo a atenção nos seus resultados, avaliando e aprimorando. Por isso, fique de olho nas métricas que forem relevantes para acompanhar o sucesso do seu negócio.

📚 Não sabe por onde começar a fazer essa análise? Temos ótimos materiais de leitura para sua loja de roupas virtual crescer cada vez mais:

Como abrir uma loja virtual de roupas no Instagram

Vender nas redes sociais é uma prática cada vez mais comum entre as empresas e esse objetivo não pode ficar de fora das suas estratégias de marketing digital. Mas quem está pensando em como abrir uma loja de roupas certamente já se perguntou também como usar o Instagram para vender.

Aqui vão algumas dicas para abrir uma loja de roupas no Instagram e fazê-la brilhar:

  • Use o Instagram para vender — O primeiro passo para abrir uma loja de roupas no Instagram é criar uma conta comercial. Assim, basta vincular sua loja do Facebook com sua conta no Instagram e você pode usar o recurso Instagram Shopping. Considere que o Instagram não é somente uma vitrine virtual. Usando o Instagram Shopping, o processo de compra e venda pode ser realizado dentro da plataforma, encurtando o percurso para o consumidor e diminuindo as chances de desistência.
  • Capriche nas fotos — Não tem como abrir uma loja de roupas no Instagram e ter sucesso nas vendas sem boas fotos dos produtos. Se você não tem experiência com isso, não se preocupe, temos um guia em 7 passos para tirar lindas fotos de roupas, sem precisar ser fotógrafo profissional.
  • Aposte em conteúdo de valor — Vender no Instagram não se resume a postar fotos dos produtos. É essencial fazer um trabalho constante de marketing de conteúdo, isto é, postar conteúdos de interesse do seu público-alvo, para que ele esteja sempre ali engajando com a sua loja. Isso pode ser feito em todos os formatos que o Instagram oferece: vídeos (Instagram Stories, Reels ou IGTV), posts no feed, e conteúdo organizado em Guias. Confira nossas dicas sobre o que postar no Instagram para se inspirar na sua produção de conteúdo.
  • Invista em publicidadeGerar engajamento de forma orgânica é ótimo, mas você também pode usar marketing de influência fazendo parcerias com influenciadores digitais e anúncios pagos. Temos um guia de publicidade para o Instagram com tudo que você precisa para tirar o máximo proveito dessa rede e lucrar muito com sua loja de roupas!

💡 O que você escreve na perfil da sua loja e nas postagens pode fazer toda a diferença na sua relação com o público-alvo. Não deixe de conferir nossas dicas para ter a bio perfeita e também para escrever legendas para o Instagram que gerem engajamento!

Como abrir uma loja de roupas com pouco dinheiro

Quem quer saber como abrir uma loja de roupas certamente quer saber quanto vai precisar de investimento inicial. E a resposta é… depende!

Os gastos que você vai ter para abrir uma loja de roupas vão variar de acordo com as escolhas que você fizer, especialmente quanto ao modelo de negócios. Trabalhar com impressão sob demanda e dropshipping, por exemplo, são opções mais econômicas. É por isso que é tão importante começar seguindo os passos que listamos neste artigo: pesquise o mercado, escolha um nicho e vá rascunhando seu plano de negócios a partir daí. Só assim você terá uma noção clara de qual deve ser o orçamento.

Então, tem como abrir uma loja de roupas com pouco dinheiro? Sim, mas você só vai saber exatamente quanto precisa depois que começar a se planejar.

📚 Dica de leitura para se aprofundar nesse assunto:

Abra sua loja de roupas virtual!

Com todas as dicas e o passo a passo completo que reunimos aqui, agora você já sabe como abrir uma loja de roupas virtual e do que precisa para lucrar com ela. O que está esperando para abrir a sua?

Perguntas frequentes sobre como abrir uma loja de roupas

Como abrir uma loja de roupas virtual?

Comece fazendo uma pesquisa de mercado para validar sua ideia de negócio. Depois, escolha o segmento no qual pretende atuar (quais tipos de roupas que irá vender), defina seu público-alvo, selecione um modelo e faça um plano de negócios e, por fim, escolha uma plataforma de e-commerce para hospedar o site da sua loja virtual. Não se esqueça de planejar as estratégias de marketing e de sempre verificar o desempenho delas para reavaliar e aprimorar.

Como abrir uma loja de roupas com pouco dinheiro?

Impressão sob demanda e dropshipping costumam ser opções mais econômicas para quem quer abrir uma loja de roupas, pois eliminam a necessidade de um espaço físico para armazenamento dos produtos. Além disso, toda a logística de envio dos pedidos fica por conta desses serviços.

Como abrir uma loja virtual de roupas no Instagram?

Para abrir uma loja de roupas no Instagram, você deve criar uma conta comercial (vinculada à sua loja no Facebook) para poder usar o recurso Instagram Shopping, que permite que o processo de compra e venda seja realizado dentro da própria plataforma. Capriche nas fotos das roupas e aposte em conteúdo de valor para atrair seu público-alvo e manter engajamento com ele.

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Which method is right for you?Sobre a autora

Laura Pires é escritora, professora, mãe de pet e entusiasta de queijos. Passa seus dias fazendo o próprio pão, montando quebra-cabeças e adora ler um bom thriller.

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