Quer abrir uma loja virtual?

Marketing no Youtube: crie o canal da sua loja!

How to start a YouTube channel for your business.

Todos os dias, os usuários do YouTube assistem a mais de um bilhão (sim, com B) horas de vídeos do YouTube e ainda assim apenas 9% dos pequenos negócios nos EUA se deram ao trabalho de abrir seus próprios canais. Como o YouTube continua crescendo, essa é a hora das pequenas empresas começarem a aproveitar esse movimento.

Nesse artigo, vamos mostrar como fazer um canal no YouTube completamente otimizado para o seu negócio e como você pode criar conteúdo atraente em vídeo para interagir com seus clientes atuais e atrair novos interessados. Uma estratégia básica de marketing para YouTube vai ajudar você a criar a identidade da sua marca, mostrar seus produtos e se conectar com seu público de modo despojado e divertido.

Template Icon

Webinar grátis:

Introdução ao Marketing

Com dificuldade para aumentar as vendas? Aprenda como fazer sua primeira venda nesse curso de treinamento gratuito.

Como criar um canal de vendas no YouTube

Aprender a criar um canal de vendas no YouTube sendo um iniciante não é tão difícil como parece. Use esse guia de 12 passos para criar seu canal hoje mesmo e começar a fazer sua empresa crescer:

Crie uma conta no YouTube

Para fazer um canal no YouTube para a sua empresa, você precisa estar conectado à sua conta do Google que deseja usar para administrar o canal.

Ter uma conta de marca para administrar seu canal, em vez de usar um canal pessoal, pode ajudar você a crescer mais facilmente nesse universo. Afinal, é possível adicionar outros usuários a uma conta de marca com os próprios logins do Google. Chega dessa coisa de dividir informações de senhas com seu e-mail pessoal.

Aqui está um breve panorama dos passos necessários para configurar uma nova conta de marca para o canal de YouTube da sua loja virtual.

1. Visite o YouTube estando logado na sua conta do Google que você deseja usar para administrar sua conta de marca e siga para a página Canais.

como criar conta de marca no youtube

2. Ali você vai ver sua conta pessoal, qualquer conta de marca que você já administra e a opção de criar um novo canal.

nome do canal de marca no youtube

3. Quando você clicar em "Criar um novo canal", vai ser conduzido para uma tela para poder criar uma nova conta de marca. Escolha um nome para o seu novo canal de marca e clique em "Criar".

conta de marca

4. Parabéns! Você agora tem um lindo canal de YouTube para o seu negócio.

Dedique-se ao design do seu canal

Ok, então agora que você já sabe como fazer um canal no YouTube para a sua empresa, vamos nos dedicar a deixá-lo com a melhor aparência possível.

Aqui estão alguns passos simples que você pode tomar para dar ao seu canal um look mais profissional, para garantir que seus clientes saibam como encontrá-lo.

Ícone do canal

Quando você começa um canal de YouTube do zero, o ícone do seu canal será conectado à foto de perfil da sua conta de marca. Para alterar isso, o YouTube vai instrui-lo sobre como atualizar sua conta de marca.

editar foto do perfil

Se você clicar em "Editar", vai diretamente para a tela de Fazer Upload da foto de perfil da sua conta de marca.

fazer upload da foto de perfil

Recomenda-se que sua foto seja nos formatos JPG, BMP, PNG, ou GIF não animado, com resolução de 800 x 800 pixels. Verifique também se a imagem fica com uma boa resolução mesmo em tamanhos menores, além dos formatos de quadrado e círculo que o YouTube pode vir a usar o ícone do seu canal em todos os lugares possíveis.

Arte de canal

Adicionar arte ao seu canal é um bom modo de exibir a personalidade da sua marca e criar um perfil de YouTube com maior engajamento visual. Sua arte de canal deve ter menos que 4 MB e uma resolução de pelo menos 2048 x 1152 pixels, porém o YouTube recomenda usar uma resolução de 2560 x 1440 pixels para melhores resultados em todos os dispositivos.

arte de canal youtube

O YouTube vai apresentar uma prévia de cada imagem que você colocar para mostrar como ela vai ficar em diversos dispositivos. Você também pode editar o tamanho da sua imagem.

Preencha seu perfil

perfil canal de marca youtube

Para liberar todas as opções de personalização do seu canal, você vai precisar clicar no ícone de roda dentada na seção ao lado da sua arte de canal.

personalização arte de canal youtube

Uma janela pop-up intitulada "Configurações do canal" vai aparecer. Procure a opção "Personalizar o layout do canal" para habilitá-la. Clique em Salvar. Agora você vai ter diversas opções divididas em seis abas: Início, Vídeos, Playlists, Canais Discussão e Sobre.

Na aba Sobre, você pode editar os detalhes da sua loja.

detalhes sobre canal de marca youtube

Em "Descrição", apresente um breve texto sobre a sua loja virtual, seus produtos e sua missão. Lembre-se de usar palavras-chaves importantes para sua loja na descrição do seu canal para ajudar as pessoas a encontrarem sua loja na busca do YouTube.

Não se esqueça de colocar seu e-mail de contato. Você também deve incluir os links para suas redes sociais e para a sua loja, já que eles podem ser configurados para aparecer na sua arte de canal e ficarão visíveis para o seu público.

links redes sociais canal de marca youtube

A maior parte dos seus links por padrão vai virar o favicon (a pequena imagem que aparece no topo do seu navegador). Mas o primeiro link no lineup também vai mostrar o título do link, portanto aproveite bem esses 30 caracteres, do mesmo modo que a marca 100% Pure fez com sua chamada para ação "Shop Now" ("Compre agora", em tradução livre).

YouTube call to action

No canto superior direito, você vai encontrar uma seção intitulada "Canais em destaque", onde você pode apresentar outros canais de YouTube de propriedade da sua marca ou que são administrados pelos seus funcionários. Apesar de essa seção não ser muito útil para quem está começando um canal de YouTube do zero, assim que você expandir sua presença no site, com certeza ela será de grande utilidade.

Planeje o conteúdo

Agora que o seu canal está pronto, é hora de começar a pensar nos seus videos.

Vídeos podem ser uma parte importante da sua estratégia de marketing de conteúdo. É uma boa maneira de oferecer a seus clientes um conteúdo de alta qualidade, informativo e de entretenimento que os mantêm interessados o tempo todo.

Além disso, o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo, portanto, se você otimizar seus vídeos para que eles possam ser encontrados na busca, ele também pode ser um ótimo lugar para você se conectar com novos clientes que estão procurando o que você tem a oferecer. Com isso em mente, vamos explorar como você pode usar vídeos para construir um público para a sua marca.

Veja aqui alguns tipos diferentes de conteúdo de qualidade que sua empresa pode usar.

Conteúdo educacional

Cada vez mais as pessoas estão recorrendo ao YouTube para aprender coisas novas. Na verdade, 70% dos usuários da geração do milênio (entre 25 e 34 anos)  assistiram a um vídeo do YouTube para aprender como fazer algo novo, ou aprender sobre algo em que estão interessados. Ou seja, os negócios têm oportunidades crescentes de fornecer conteúdo educacional em relação a seus produtos.

Vídeos que ensinam novas habilidades são ótimos para gerar confiança com seu público e dar um empurrãozinho para que eles entrem no funil de conversão. Recentemente vi um exemplo perfeito, cortesia da Sobrebarba.

A marca vende produtos para barbudos, como shampoos, condicionadores, balms e ceras para barba. No seu canal do YouTube, a Sobrebarba se concentra em ensinar aos clientes tudo sobre esse universo. O canal tira dúvidas comuns dos barbudos e esclarece mitos sobre cuidados, mas também usa o canal para explicar a diferença entre seus produtos, então consegue atender a clientes atuais e possivelmente futuros.

Outro ótimo exemplo vem da Vhita, que em seu canal apresenta vídeos sobre os produtos que vende, apresentados por uma nutricionista que tira dúvidas sobre o consumo de vitamina C, colágeno e ômega-3.

vhita canal youtube

Esses vídeos ajudam as pessoas a usarem os produtos, mas também mostram depoimentos de clientes satisfeitos. Com 22 mil inscritos, a marca virou uma referência no YouTube sobre o assunto.

Em termos de alinhamento com os próprios produtos, não poderíamos ter um exemplo melhor. A Vhita figura na primeira página de vídeos sobre ômega-3, por exemplo, como a única marca entre diversos outros vídeos estrelados por médicos ou nutricionistas. Ou seja, se você quiser comprar o produto, provavelmente vai no canal da Vhita diretamente.

Storytelling de marcas

Na hora de criar conteúdos atrantes em vídeo, poucas coisas são mais eficientes que uma história bem contada. Vídeos inspiradores que combinam com a identidade do seu negócio são perfeitos para comunicar a imagem e os ideais da sua marca para um público mais amplo.

Esses tipos de vídeos inspiradores devem ter a intenção de criar um estilo de vida em relação à sua marca, mostrando para seus clientes que, quando eles compram seus produtos, não estão apenas comprando algo, mas sim uma experiência.

unique cafés canal youtube

A Unique Cafés tem um ótimo canal onde a marca publica vídeos semanalmente sobre o universo do café.

Falando sobre assuntos como métodos de preparo e plantio e colheita, Gabriel Guimarães, o apresentador do canal e barista da marca, com seu carisma e irreverência ajuda a conquistar muitos seguidores.

Entretenimento

Criar uma estratégia para o YouTube usando vídeos divertidos que atendam aos interesses do seu público é uma das melhores maneiras de capturar a atenção dos espectadores e concentrá-la em seus produtos.

A Vat19, uma loja virtual de presentes inusitados, criou um império online impressionante apresentando um conteúdo atraente para um público específico. Sua estratégia no YouTube é focada na criação de sketches de comédia absurda baseados na sua ampla seleção de novidades para apresentar novos produtos para seu público. Atualmente a marca teem mais de dois milhões de incritos no YouTube, ou seja, essa abordagem está valendo a pena.

Um dos vídeos mais populares da Vit19 apresenta uma jujuba de ursinho de dois quilos e meio sendo destruída em uma série de experimentos pastelão. O vídeo tem aparência e sensação mais semelhantes a um programa humorístico do que um vídeo tradicional de propaganda. Assim, a chamada para ação no final do vídeo fica muito mais atratente para os espectadores que se interessarem em comprar a jujuba.

Apesar do senso de humor da Vat19 não ser para todos os gostos, seus vídeos sem dúvidas são eficazes. Esse vídeo da jujuba de ursinho já tem mais de 25 milhões de visualizações, por exemplo. A abordagem da Vat19 mostra de fato o que é preciso para chamar a atenção (e atrair novos clientes) no YouTube com entretenimento e tipos específicos de conteúdo.

Crie um trailer do canal para novos visitantes

Quando você for criar um novo canal no YouTube, não deixe de criar um canal de trailer interessante. Um canal de trailer é como um trailer de um filme. Serve para mostrar para as pessoas uma prévia do que o seu canal tem a oferecer.

Seu trailer de canal provavelmente vai ser o item seguinte que seu visitante vai ver depois da arte do canal e do ícone. Ele começa a tocar automaticamente quando pessoas não inscritas visitam seu canal no YouTube. Se for feito do modo correto, seu trailer do canal pode ajudar na conversão de visitantes em assinantes.

Shopify YouTube channel

Você pode configurar seu trailer de canal do YouTube em sete passos:

  1. Faça o upload do vídeo que você quer usar como trailer do canal.
  2. Vá para o canal que você quer administrar.
  3. Selecione "Personalizar o canal".
  4. Vá para a aba "Início".
  5. Clique na aba "Novos visitantes".
  6. Clique em "Editar".
  7. Selecione "Alterar trailer" ou "Excluir trailer".

Ao criar seu vídeo de trailer, pense sobre o que faz o seu canal ser especial, qual é a personalidade da sua marca, e porque as pessoas devem se inscrever. Não há uma receita de bolo sobre como fazer um trailer de canal do YouTube, mas comece tentando fisgar seus visitantes nos primeiros segundos. Cause uma boa impressão em relação a seus vídeos e finalize pedindo que eles se inscrevam em seu canal. 

6. Faça o upload do seu primeiro vídeo no YouTube

Agora que você já tomou todos os passos básicos para fazer um canal no YouTube e passou um tempinho criando e editando o conteúdo dos seus vídeos, é hora de entrar no ar! Vá até seu canal e clique em Enviar vídeos para fazer o upload do seu arquivo em vídeo.

upload vídeo youtube

Assim que você fizer isso, vai parar no YouTube Studio, onde vai poder editar os detalhes do seu vídeo, fazer upload de outros vídeos, administrar seu canal e aumentar sua comunidade.

Otimize seus vídeos para busca e pesquisa

Prestar bastante atenção no SEO do seu canal do YouTube é essencial se você quiser que seus vídeos sejam notados. A cada minuto, 400 horas de vídeo são enviadas para o YouTube, então você precisa fazer tudo que puder para se destacar na multidão.

Cada elemento dos seus vídeos, desde o título até a descrição passando pelas palavras-chave, pode ter um impacto imenso sobre como eles se destacam nos resultados de pesquisa. Vamos dar uma olhada para aprender como você pode aprimorar seu posicionamento no YouTube e ficar diante de espectadores no momento em que eles mais precisam ver você.

Palavras-chave

Antes de começar a otimizar seus vídeos, você precisa restringir as palavras-chave nas quais vai se concentrar.

Faça um brainstorm sobre quais palavras-chave podem ser usadas para encontrar seu vídeo e use-as em uma ferramenta de planejamento de palavras-chave, como o Keywords Everywhere, uma extensão grátis do Chrome. Ela funciona diretamente dentro da barra de pesquisa do YouTube e oferece três tipos de informação para cada termo: seu volume de pesquisas mensal, o custo por cada clique para fazer propaganda daquele termo e a concorrência.

YouTube search and keyword optimization.

Os resultados de pesquisa sugeridos podem ser também uma fonte sólida de inspiração para vídeos futuros. Uma boa ideia é fazer experimentos com palavras-chave e criar um conteúdo futuro baseado em termos de pesquisa populares no seu setor.

Engajamento

Uma das coisas mais importantes que o YouTube leva em consideração ao determinar a qualidade do seu vídeo é o engajamento.

Incentive seus espectadores a deixarem um comentário, se inscrever no canal ou clicar no botão de gostei depois de terminar de assistir ao vídeo, para aumentar suas chances de aparecer no topo dos resultados de pesquisa. Se quiser melhorar seus níveis de engajamento , tente organizar um concurso ou sorteio. Sorteios e concursos são um modo excelente de aumentar a participação dos usuários e se conectar com seu público.

Quando o YouTube estiver determinando seu posicionamento, também vai levar em consideração a contagem de visualizações do seu vídeo. Para conseguir visualizações no YouTube, verifique se você está distribuindo seus novos vídeos em sua lista de e-mails e em todos os canais de redes sociais da sua empresa, logo depois de publicá-los.

Formato

O formato do seu vídeo também cumpre um papel no seu posicionamento geral nas pesquisas. Apesar do YouTube não ser capaz de assistir aos seus vídeos para determinar seu conteúdo, há alguns outros aspectos que ele considera para tentar adivinhar.

Nome do arquivo. Não se esqueça de incluir suas palavras-chave principais no nome do arquivo que você está carregando no YouTube, assim o site vai notá-lo.

Duração. O YouTube considera vídeos mais longos como de maior valor, portanto tente deixá-los o mais funcional possível. No entanto, procure sempre equilibrar esse aspecto mantendo o conteúdo valioso, pois o "tempo de exibição" é outra métrica importante para o posicionamento nas pesquisas. Se seu vídeo deveria ter dois minutos de duração, mas você aumentou para dez e os espectadores pararam de assistir depois do primeiro minuto, você não vai ter uma posição melhor só porque seu vídeo é mais longo.

Título. O título do seu vídeo deve ser conciso, descritivo e apresentar sua palavra-chave principal logo no começo.

Descrição. Quanto mais longa a descrição, melhor. Coloque o máximo de conteúdo possível: inclua uma visão detalhada de tudo que está presente no seu vídeo e qualquer recurso relevante que seus espectadores possam precisar. Suas palavras-chave também devem aparecer na sua descrição, com um foco especial para colocar sua palavra-chave principal na primeira frase.

Tags. Tente ao máximo incluir suas palavras-chave principais e diversos outros termos associados como tags nos seus vídeos. Ferramentas como o Tube Buddy podem prestar informações sobre tags que seus concorrentes estão usando nos vídeos deles. As tags podem ajudar a determinar se seu vídeo aparece como um vídeo sugestionado também, portanto marcar os concorrentes e as pessoas que fazem conteúdo relacionado pode ser um bom uso dos 500 caracteres disponíveis para tags.

Seja consistente

Se você quer fazer um canal no YouTube que ajude no crescimento da sua empresa, pense no seu canal como uma série de vídeos consistentes. É bastante comum os canais de YouTube enfrentarem problemas para crescer por verem a plataforma de mídias sociais como simplesmente um lugar onde fazer o upload de todo o seu conteúdo em vídeo.

Os canais do YouTube que são consistentes em sua abordagem aumentam seu número de espectadores de modo realista porque é mais fácil para as pessoas assistirem mais vídeos e se inscreverem. Você provavelmente vai notar isso quando observar os feeds dos seus Youtubers favoritos.

O canal do personal trainer Alberto Alfieri, por exemplo, tem um cronograma de publicação de vídeos organizado. Ele também organiza seus vídeos em diversas séries temáticas, como "Exercícios para terceira idade", "Exercícios para postura" e "Exercícios para obesos".

canal youtube aurélio alfieri

A consistência da criação de conteúdo do canal do Aurélio Alfieri o ajuda a ganhar inscritos no YouTube. Se um dos vídeos viralizar, novos espectadores podem encontrar novo conteúdo inédito com a mesma premissa ao longo de todo o canal e se inscrever. Criado em agosto de 2006, o canal já conta com 552 mil inscritos e o Aurélio já criou até um aplicativo para organizar todos os vídeos lá, facilitando a vida do seu público. 

Promova o seu canal do YouTube

Nunca houve uma época melhor para a promoção de um canal de YouTube. O YouTube se tornou o segundo site mais visitado da Internet, e mais de 70% dos acessos são feitos via dispositivos móveis. Está na hora de levar vantagem em cima da nova tendência de maratonar vídeos.

Faça uma promoção cruzada do seu canal do YouTube em todas as suas redes sociais para ajudar a maximizar o retorno sobre o investimento (ROI, na sigla em inglês). Você pode promover os novos vídeos em sites como o Instagram (com publicações e Instagram Stories), Facebook ou TikTok. Pode até mesmo fazer uma parceria com outros YouTubers para aumentar o alcance do seu conteúdo.

Se você decidir criar tutoriais de produtos no seu canal, pode promovê-los na sua loja da Shopify para converter os espectadores em visitantes da sua loja virtual. Com a ajuda de um app da Shopify como o Yottie, você pode adicionar playlists na sua loja e promover demonstrações de produtos e outros conteúdos de vídeo do seu canal do YouTube. Se alguém gostar desse conteúdo, pode se inscrever no seu canal sem ter que sair do seu site.

Apps for your YouTube channel.

Em relação à promoção do seu canal de YouTube, você pode experimentar diversas táticas. Teste diferentes canais onde seu público está presente e invista naqueles que maximizam seu engajamento e promovem o seu canal do YouTube para novos seguidores e clientes. 

Incentive a participação da comunidade

Seu emprego como criador de conteúdo do YouTube não termina depois da publicação de um novo vídeo. Para ter um canal de sucesso, interaja com seus espectadores para criar diálogos sobre os seus vídeos e conquistar mais inscritos para o seu canal.

Você pode responder os comentários das pessoas (até mesmo os negativos), fazer e responder perguntas e curtir os comentários para que os espectadores possam ver quais comentários são mais importantes para serem lidos. Você também pode fazer uma pesquisa com seu público para ver que tipo de conteúdo eles querem assistir. Assim, você pode aumentar o número de visualizações dos seus vídeos, uma métrica essencial para monetizar seu canal do YouTube.

Por exemplo, o canal da Iridium Labs apresenta vídeos de lives, dicas e tutoriais sobre os mitos da musculação e do consumo de suplementos. Com 506 mil inscritos, a participação do público é bem intensa.

canal iridium labs youtube

Quanto mais você interagir com seus espectadores, maior a probabilidade de seu público continuar assistindo ao seu conteúdo e a fazer propaganda boca a boca sobre o seu canal do YouTube. 

Coloque anúncios do YouTube

Acelere o crescimento do seu novo canal com uma estratégia de propaganda eficaz. Além de promover seu canal de modo orgânico, você também pode investir em anúncios do YouTube para alcançar e conquistar mais espectadores.

Antes de ativar uma campanha de anúncios no YouTube, defina o público que você quer alcançar. Concentre-se em compreender:

  • Quem você quer alcançar. Escolha públicos específicos com base em dados demográficos, idioma e interesses. Por exemplo, você pode focar em pais de primeira viagem entre 28 e 40 anos que se inscrevam em canais de reforma doméstica e assistam vídeos do tipo faça você mesmo. 
  • Que assuntos eles pesquisam. Com os anúncios do YouTube, você pode alcançar espectadores que estão pesquisando assuntos específicos ou escolher o vídeo ou o canal onde você quer mostrar os anúncios.
  • Onde eles moram. Leve em consideração a localização do seu público – país, região, cidade ou CEP. Você pode definir uma localização personalizada por raio de alcance ou ponto de interesse.

Assim que você souber quem quer alcançar, pode definir um orçamento e explorar diferentes formatos de anúncios para incentivar as pessoas a interagirem ainda mais com o seu conteúdo. Lembre-se que apesar dos anúncios do YouTube serem úteis, eles não devem ser a fonte principal de crescimento do seu canal. Eles devem trabalhar junto com a sua promoção orgânica para maximizar a sua visibilidade e presença no YouTube. 

Entenda os seus resultados e otimize seu canal

Assim que seu canal do YouTube estiver ativo, você vai querer saber como está sendo seu desempenho. Veja algumas das métricas disponíveis no YouTube Analytics:

  • Tempo de exibição. Tempo estimado gasto assistindo seu conteúdo.
  • Origem de tráfego. Essa métrica mostra como as pessoas estão descobrindo seus vídeos, apresentando as diversas origens de tráfego e a quantidade total de visualizações por origem.
  • Taxa de inscrição. Esse índice mostra quantos inscritos você perde e ganha com base em cada vídeo.
  • Retenção de público. Mostra a minutagem exata em que as pessoas pararam de assistir ao seu vídeo. Você pode usar essas informações para concluir onde você perde a atenção do espectador e o que pode ter feito eles pararem, o que ajuda você a aprimorar seus vídeos futuros.
  • Comentários. No seu painel do YouTube Analytics, você pode monitorar quem comenta em quais vídeos, de modo que você pode responder facilmente e fazer a sua marca parecer disponível e participativa.

Defina o que é sucesso para você e depois traduza isso em métricas que sejam relevantes para o seu negócio. Por exemplo, se você quiser saber como seu público-alvo está interagindo com seu conteúdo, você pode observar no tempo de exibição e ver quantos espectadores viram inscritos.

Um canal de YouTube de sucesso alcança seus objetivos do modo mais eficiente possível de acordo com sua estratégia. Lembre-se: talvez você precise ajustar alguns itens ao longo do caminho. Reveja suas estatísticas mensalmente e veja onde você pode fazer melhorias a longo prazo no desempenho do seu canal.


Como começar meu canal no YouTube?

Depois de cobrir todos os passos acima, você já está no caminho certo para criar um público e maximizar o potencial do seu público no YouTube.

Entretanto, se estiver se sentindo aventureiro, organizei algumas dicas que você pode usar conseguir inscritos no YouTube e gerar mais tráfego para o seu site.

Adicione uma marca d'água

Uma marca d'água é uma maneira perfeita de reconquistar novos espectadores para o seu canal e incentivá-los a se inscreverem. Essas imagens personalizáveis vão ser sobrepostas em todos os seus uploads e vão oferecer um meio claro e fácil para os espectadores se inscreverem no canal. Assim vai ficar mais fácil para eles ficarem sabendo dos seus vídeos mais recentes (e para aumentar o número de inscritos do seu canal!).

youtube studio

Para adicionar uma marca d'água nos seus vídeos, vá para a página do seu canal e clique em "YouTube Studio". Lá, você poderá acessar configurações mais detalhadas da sua conta.

youtube studio configurações

Quando estiver no Studio, clique em "Configurações" na barra lateral.

youtube adicionar marca d'água

Vai aparecer uma pop-up. Clique em "Canal", em seguida em "Branding" para ver a página "Marca d'água do vídeo". Agora você pode fazer o upload de uma imagem que vai aparecer no canto de todos os seus vídeos.

Defina uma solicitação de inscrição automática

É importante não só levar as pessoas para o seu canal, mas também incentivá-las a se inscrever nele.

solicitação de inscrição automática youtube

Se você já tiver uma base de assinantes, como uma lista de e-mail ou os seguidores das suas redes sociais, pode facilitar a inscrição deles no seu canal. Sempre que você promover seu canal com uma chamada para ação do tipo “Inscreva-se no canal!”, adicione o trecho “?sub_confirmation=1” no final da URL do seu canal, para que uma janela pop-up apareça no seu canal, incentivando os visitantes a se inscreverem.

Link cards ao seu site

Se sua conta fizer parte do Programa de Parcerias do YouTube, o que atualmente significa ter pelo menos mil inscritos e quatro mil horas de tempo de exibição no período de um ano, você pode adicionar cards aos seus vídeos que servem de link para sites externos. Se você tem uma loja da Shopify e faz parte do Programa de Parcerias do YouTube, pode usar cards para conectar seus espectadores diretamente à sua loja virtual, para que eles comprem os itens que aparecem nos seus vídeos.

Aprenda como monetizar ainda mais o seu canal do YouTube com o nosso Guia do criador de conteúdo para monetizar no YouTube

Use telas no fim do vídeo de modo eficaz

Quando os espectadores tiverem terminado de assistir o vídeo até o final, você vai querer que eles ainda fiquem por ali para garantir que eles não vão embora antes de se inscreverem no canal. O YouTube facilita bastante isso com elementos de tela final que você pode usar como layer nos últimos 20 segundos do seu vídeo.

Você pode adicionar outros vídeos, um botão para inscrição no canal ou um link para outro canal, para manter o engajamento dos espectadores. Esse é um aspecto importante porque o algoritmo do YouTube premia tanto o tempo de exibição total como o tempo que você mantém a pessoa na plataforma, então, em um mundo ideal, você está em busca de alguém que assista mais aos seus vídeos.

Olha como o canal First We Feast configura suas telas finais para que você continue assistindo.

End screen on YouTube.

Ela é linkada a uma playlist de vídeos e a um vídeo individual, ambas as opções levam você diretamente para outro vídeo que você pode assistir.

Veja como configurar isso. 

  • Vá ao Studio e selecione o vídeo que você deseja editar. 
  • Clique em "Detalhes" e na página "Detalhes do vídeo" clique no canto inferior direito em "Tela final" para abrir um pop-up. 
  • Ali, você vai poder adicionar quatro elementos diferentes à sua tela.

 tela final youtube exemplo

Você vai ver que a opção Link ainda não está disponível porque nessa conta de teste, eu ainda não faço parte do Programa de Parcerias do YouTube. Mas assim que você fizer parte, pode adicionar links para o seu site como parte das telas finais padrão.

Vire um youtuber de sucesso hoje mesmo

Se você seguiu todos esses passos atentamente, deve aprimorar seus esforços de marketing nas redes sociais e fazer seu negócio no YouTube crescer em pouco tempo. Tem alguma dúvida sobre como configurar seu primeiro canal no YouTube? Deixe um comentário abaixo. Estamos sempre à disposição para ajudar.

Ilustrações por Pete Ryan

Imagens de exemplo do site rawpixel.com


Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Desirae Odjick

Tradução e localização: Marina Borges

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Entre em contato a nossa Central de ajuda

Tópicos: