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Tudo o que você precisa saber sobre a atualização do iOS 14

Novidades do iOS 14

Você já deve ter ouvido falar que a nova atualização do sistema operacional iOS 14 da Apple mudará a forma como você planeja e veicula anúncios personalizados, uma importante ferramenta do e-commerce, nas mídias sociais.

Com essa atualização do iOS, será necessário que os apps para dispositivos Apple solicitem proativamente a permissão do usuário para rastrear sua navegação em outros aplicativos e sites. Antes, essa função ficava habilitada por padrão, sem que o usuário precisasse consentir.

Levando em conta o quanto os dispositivos com sistema operacional iOS são populares no mundo todo, fica claro que essas práticas de privacidade poderão afetar a capacidade da sua empresa de alcançar essa parcela do público-alvo de modo integral. Se a sua estratégia se concentra principalmente em anúncios on-line ou se você tem um aplicativo móvel para iPhone e iPad, esse impacto poderá ser ainda maior.

Só o tempo dirá como e quanto essa atualização do iOS afetará comerciantes e lojistas, pois a taxa de adesão pode mudar bastante de empresa para empresa. No entanto, queremos ajudar você a se preparar, fazer ajustes e definir expectativas realistas com relação a essa política.

O que você precisa saber sobre a atualização para o iOS 14

A data de lançamento exata da nova função ainda não foi divulgada, mas a Apple confirmou que acontecerá no início do segundo trimestre de 2021. No entanto, se você tem um iPhone ou um iPad, pode ser que já tenha visto um pop-up com notificações ao abrir alguns apps.

O recurso de Transparência de rastreamento em aplicativos da Apple exibirá uma mensagem para o usuário escolher se o aplicativo pode rastrear seu comportamento para exibir anúncios personalizados.
Pop-up de Transparência no rastreamento da Apple que aparecerá quando o usuário abrir um app no iOS 14, permitindo que ele escolha se o aplicativo pode rastrear seu comportamento para exibir anúncios personalizados.

Ao navegar na Internet, você já deve ter se deparado diversas vezes com notificações para aceitar cookies nos sites que visita. Os novos recursos de privacidade funcionam de maneira semelhante, mas em aplicativos móveis para iOS 14.

O pop-up da nova função aparecerá em:

  1. apps em iOS 14 que compartilham informações do usuário com outras empresas para fins de marketing e monetização de anúncios;
  2. apps em iOS 14 que usam informações de clientes de outras empresas, como plataformas de anúncios.

Por exemplo, se você criar uma campanha de retargeting no Facebook direcionada a todos os usuários que viram uma coleção de produtos específica em seu app para iOS, só poderá segmentar a campanha para usuários que escolheram a opção para permitir o rastreamento em seu aplicativo móvel e também no app do Facebook.

Essa nova atualização afeta todas as plataformas que coletam dados usados para personalizar anúncios. Escolhemos nos concentrar no Facebook neste artigo, pois entendemos que esta é uma das melhores e mais populares plataformas para campanhas on-line, pois tem um excelente alcance e diversas opções de segmentação. Ou seja, é ideal para lojistas que contam com a publicidade on-line para divulgar seus produtos ou serviços.


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Como isso afeta sua empresa?

Se a sua empresa tem um app para iOS que compartilha informações de clientes com terceiros para fins de marketing, você precisará fazer ajustes para implementar o pop-up de privacidade de dados mostrado acima e entrar em conformidade com a política da Apple. É possível encontrar informações mais detalhadas sobre essa nova função no site para desenvolvedores da Apple.

Mesmo que não tenha um aplicativo móvel, sua empresa poderá ser impactada por essa mudança caso veicule anúncios digitais que aparecem em dispositivos iOS. Se o usuário da Apple não aceitar ser rastreado e receber anúncios personalizados de qualquer plataforma de anúncios, incluindo Facebook, Instagram, Snapchat e Pinterest, entre outros, talvez você não consiga fazer campanhas de retargeting nesses apps. Assim, é provável que os usuários desses aplicativos vejam anúncios menos relevantes.

É importante destacar que isso não necessariamente se aplica a visitas à sua loja virtual feitas a partir de dispositivos Android e navegadores públicos. Portanto, embora a quantidade de usuários de iOS 14 a serem alcançados possa diminuir de acordo com a taxa de não adesão, é provável que você ainda consiga atingir o restante do seu público-alvo que não é usuário da Apple.

Confira o impacto potencial nas suas campanhas de prospecção e retargeting:

  • Campanhas de prospecção: o Facebook é uma das plataformas mais usadas para captação de leads. Com a nova atualização, porém, é esperado que uma parte dos usuários de iOS 14 escolha não ser rastreada. Uma das consequências disso é que os investimentos em anúncios podem não ser alocados da maneira mais eficiente possível em campanhas de segmentação. Ou seja, pode ser que não atinja tão bem aqueles clientes que teriam mais chances de comprar. Como resultado, talvez você perceba algumas mudanças no desempenho, dependendo das suas opções atuais de segmentação.
  • Campanhas de retargeting: caso os clientes não aceitem receber anúncios personalizados, você provavelmente não conseguirá redirecionar usuários do iOS 14 com base na atividade deles em apps e sites. Isso poderá reduzir o tamanho total do seu público de retargeting proveniente do rastreamento no aplicativo.

Recomendamos que você verifique como seus dados estão sendo usados em cada plataforma e compreenda quais mudanças precisam ser feitas levando em conta a nova atualização do iOS 14.

Se você, como muitos lojistas da Shopify, conta com os anúncios do Facebook ou do Instagram para divulgar seus produtos ou serviços, veja algumas mudanças importantes para o seu negócio e as sugestões do Facebook:

  • Com a nova atualização, você terá um limite de oito eventos de conversão por domínio. Caso use mais de oito eventos hoje em dia, precisará priorizar os oito principais no Gerenciador de Eventos do Facebook.
  • Domínios com eventos de pixel compartilhados por vários Gerenciadores de Negócios do Facebook precisarão ser verificados pelo Gerenciador de Negócios apropriado. A verificação de domínio define qual conta de Gerenciador de Negócios tem autoridade para configurar e priorizar os oito eventos de conversão disponíveis em um determinado domínio. Saiba como verificar um domínio.
  • A partir de agora, as janelas de atribuição de clique de 28 dias e de atribuição de visualização de 28 dias e de 7 dias não serão mais compatíveis. O novo padrão será uma janela de atribuição de clique de 7 dias, que poderá ser definida no nível do conjunto de anúncios, não mais no nível da conta.

A lista completa de recomendações pode ser encontrada na Central de Ajuda para Empresas do Facebook. O Google, o Snapchat e outras plataformas também mostram diretrizes para lidar com as novidades do iOS nas suas centrais de ajuda.

DICA: o app Facebook Channel da Shopify permite que você se conecte e gerencie suas atividades de vendas e marketing nas propriedades do Facebook. O Channel permite personalizar as informações que você compartilha com o Facebook depois de coletar todos os consentimentos necessários do usuário. O objetivo é otimizar o investimento em anúncios para tráfego provenientes da Web, do Android e do iOS.

Instale o Facebook Channel

Como se adaptar à nova política de privacidade da Apple?

Veja algumas medidas que podem ser tomadas para garantir conformidade com as novas atualizações, incrementar seu investimento em anúncios e otimizar seu marketing digital de maneira geral: Atualização do iOS 14

  •  Monitore com cuidado o retorno sobre o investimento em anúncios (ROAS, na sigla em inglês) das suas campanhas e, a partir dessa análise, realoque o orçamento conforme necessário.
  • Se tiver um aplicativo para iOS que compartilhe informações do cliente com terceiros para fins de marketing ou monetização de anúncios, habilite o pop-up de transparência de rastreamento em apps para seus usuários antes de compartilhar os dados de rastreamento deles com outras empresas. 
  • Diversifique seus investimentos e teste outras plataformas que estão surgindo agora.
  • Considere investir em canais de marketing mais orgânicos, como SEO, técnica não afetada por essas práticas de privacidade. Conheça algumas ferramentas de SEO neste artigo do blog da Shopify.
  • Tente usar incentivos e ofertas para converter os visitantes de canais pagos para sua lista de e-mail. Você ainda poderá fazer o remarketing desses usuários por e-mail, mesmo que não consiga alcançá-los por anúncios de remarketing.
  • Teste um modelo de atribuição de último clique para aquisição de clientes e parâmetros UTM para rastrear o desempenho das campanhas em ferramentas de geração de relatórios fora de seu gerenciador de anúncios, como o Google Analytics. Saiba mais sobre atribuição de marketing e a importância dessa prática para sua empresa neste artigo do blog da Shopify.

Preparando-se para a atualização do iOS 14

Se a publicidade on-line faz parte da sua estratégia, o melhor a fazer para se preparar para essa atualização é se manter informado e considerar as dicas que mostramos acima. Vamos continuar acompanhando o desenvolvimento de novos recursos e atualizações, dando sugestões e informando as novidades do iOS 14 divulgadas pela Apple no blog da Shopify.


Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Josh Davey

Tradução e localização: Natália Mazzilli

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