A disputa pela atenção das pessoas é cada vez mais concorrida. Há 10 anos as redes sociais eram um mundo diferente, com menos usuários, em um número reduzido de plataformas. Porém, atualmente existem aproximadamente 5 bilhões de usuários de redes sociais em todo o mundo – mais da metade da população mundial.
Novas mídias sociais estão ocupando o espaço, algoritmos se reinventam com a inteligência artificial e são constantemente atualizados. As marcas, agora, estão pagando para concorrer por alguns segundos da atenção do público e o conteúdo que elas estão produzindo inclui transmissões ao vivo e vídeos curtos.
Feita estrategicamente, uma publicação em mídia social pode alcançar mais pessoas, com menos investimento do que a maioria das outras táticas de marketing. Veja o que o marketing de mídia social envolve e como você pode começar.
O que é marketing de redes sociais?
O marketing de redes sociais é o processo de usar plataformas de mídia social para promover seus produtos ou serviços, aumentar o reconhecimento da marca, interagir com o público e gerar tráfego.
Envolve a publicação de conteúdo de alta qualidade em seus perfis, a veiculação de anúncios, a interação com o público por mensagens e comentários, além do acompanhamento e análise de métricas.
Pilares do marketing nas redes sociais
Existem cinco elementos principais no marketing de redes sociais:
- Estratégia. Sua estratégia de marketing nas redes sociais deve incluir KPIs, público-alvo, principais plataformas e conteúdos específicos para cada plataforma. Basicamente, ela define por que, onde e o que sua empresa publicará, bem como quais métricas você monitorará.
- Publicação. É a criação e planejamento do seu conteúdo. Você deve definir com que frequência postar e quais ferramentas de publicação e agendamento serão necessárias para dar suporte ao processo.
- Gestão de comunidade. O marketing nas redes sociais permite que você interaja diretamente com o público. Você pode curtir ou responder a comentários em suas postagens, monitorar plataformas em busca de menções à sua empresa e responder mensagens diretas de usuários.
- Publicidade. Todas as postagens em redes sociais podem ser classificadas como conteúdo pago ou orgânico. O conteúdo orgânico é a publicação gratuita e seu alcance depende do número de seguidores e das especificações do algoritmo da plataforma. O conteúdo pago são os posts promovidos por meio de pagamento às plataformas para alcançar mais pessoas e oferece a possibilidade de segmentar públicos específicos.
- Análise. Análise de mídias sociais refere-se ao conjunto de práticas para monitorar a eficácia das campanhas. Envolve rastrear, observar e analisar métricas, incluindo alcance, visualizações, engajamento, cliques e menções da sua conta ou publicação.
Prós e contras do marketing nas redes sociais para pequenas empresas
No Brasil, cerca de 75% das pequenas empresas usam canais digitais para ampliar vendas. Isso diz muito sobre o potencial do marketing em redes sociais, seja para microempreendedores ou grandes marcas já estabelecidas no mercado. Conheça algumas das principais vantagens e obstáculos para implementar essa estratégia.
Benefícios do marketing de redes sociais
Aumento das vendas
Uma campanha de marketing eficaz nas mídias sociais pode gerar leads, aumentar o reconhecimento da marca e direcionar tráfego para o seu site — tudo isso pode aumentar as vendas. Ainda assim, vale o comentário de Jay Acunzo, apresentador do Unthinkable: “Um ótimo conteúdo é sempre o maior desafio para estabelecer uma ótima presença nas redes sociais. (…) Antes de mais nada, trata-se de criar coisas significativas que outras pessoas realmente adorem.”
Alto retorno sobre o investimento (ROI)
O marketing orgânico em mídias sociais pode ser rentável, já que postar custa quase nada — principalmente em comparação com o custo relativamente alto e o baixo alcance dos canais tradicionais, como outdoors e anúncios impressos em jornal. “Foque nos resultados, e não no que é ‘legal’, ou sexy, ou naquilo que é o assunto do momento. Faça o que funciona”, comenta Marcus Sheridan, da The Sales Lion.
Melhoria no relacionamento com os clientes
As empresas podem usar as redes sociais para interagir diretamente com clientes atuais e potenciais, abordando suas preocupações ou respondendo a quaisquer perguntas na hora. Interações positivas podem melhorar o relacionamento com os clientes e elevar a percepção da marca.
Obstáculos do marketing de redes sociais
Pode levar tempo
Desenvolver uma forte presença nas redes sociais, em várias plataformas, leva tempo. Por exemplo, dependendo dos seus objetivos, você pode precisar criar e publicar mais de 20 posts por semana em cada um dos seus principais perfis e dedicar horas por dia às atividades de gerenciamento de comunidade.
Requer habilidades gerais e especializadas
O gerente de mídias sociais ideal deve ter conhecimentos básicos em design gráfico, fotografia, vídeo, redação e atendimento ao cliente, e ser especialista nas ferramentas de gestão e análise de dados, além de estar atento às atualizações das plataformas. Pode ser desafiador para pequenas empresas atender a todas essas expectativas internamente, e terceirizar para freelancers ou agências de publicidade pode ser caro.
Como desenvolver uma estratégia de marketing de redes sociais
- Defina seu orçamento e metas
- Identifique seu público-alvo
- Faça uma análise de concorrência
- Selecione as plataformas
- Entenda o comportamento da marca em cada rede
- Desenvolva uma estratégia de conteúdo
1. Defina seu orçamento e metas
A criação de um plano de marketing para mídias sociais deve começar com a revisão do seu orçamento. Decida quanto tempo e dinheiro você pode alocar e quais metas espera atingir.
Pode haver custos associados aos anúncios pagos, à contratação de uma agência ou freelancer, ou à contratação de um funcionário para gerenciar suas campanhas. Defina metas para redes sociais que apoiem seus objetivos comerciais mais amplos, mas que também sejam atingíveis com o seu orçamento.
Por exemplo, se uma das suas metas de negócios é gerar 10% mais leads no próximo ano, você pode definir uma meta de rede social para aumentar o tráfego para landing pages em 25% no mesmo período (com a compreensão de que nem todos que visitam seu site preencherão um formulário para se tornarem leads).
Se o seu orçamento for maior, você pode aumentar sua meta de rede social para 35% para refletir o aumento nos recursos de marketing disponíveis para a campanha. Se você não estiver vendo resultados com conteúdo orgânico, pode investir em postagens pagas no LinkedIn, anúncios no Facebook ou estratégias de marketing de influenciadores para atingir sua meta.

“Um dos maiores desafios atuais do social media marketing é descobrir formas de se manter relevante em um cenário no qual as redes sociais estão mudando do orgânico para o pago com certa rapidez”, disse Brian peters, social media.
“As marcas e empreendedores com pouco ou nenhum orçamento de publicidade para as redes sociais podem se beneficiar com um marketing mais inventivo. A capacidade de improvisar e aproveitar novas ferramentas, tendências e oportunidades antes da chegada dos grandes players pode oferecer uma enorme vantagem competitiva”, completa.
Casie Stewart, blogger de estilo de vida, compartilhou um conselho valioso para quem está começando do zero: “É importante contratar pessoas inteligentes que realmente conheçam o ambiente, as plataformas e a publicidade nas redes sociais – e que estejam a par de todas as mudanças que acontecerem. Além disso, saiba o que você deseja para sua marca, e por quê (quais seus KPIs). Lembre-se disso quando estiver criando conteúdo, e pense também para quem você o está criando.”
2. Identifique seu público-alvo
Realize uma pesquisa de público para determinar a demografia dos usuários ativos em cada uma das redes sociais mais populares. Em seguida, identifique o público-alvo para suas ações nas mídias sociais.
Saber quem você está tentando atingir — bem como quem está ativo em cada plataforma — ajudará você a identificar em quais canais sua empresa deve estar presente. Por exemplo, se seu público-alvo for composto por homens entre 45 e 65 anos, você pode concentrar sua estratégia de marketing no Facebook, YouTube e Instagram, pois esses são os mais populares entre esse segmento.

Casie Stewart tem comentários relevantes sobre a rápida mudança de comportamento dos usuários: “O público e as plataformas estão em constante mudança, portanto, saber qual conteúdo utilizar, e onde, pode ser um grande desafio. Você deve ir atrás das pessoas, mas os hábitos delas também estão se alterando.
Seu conteúdo de vídeo deve ser publicado no Facebook, YouTube, X, Instagram, IG Stories, Snapchat, TikTok ou Reddit? As plataformas são organismos dinâmicos que adicionam novos recursos com frequência. Se você esperar muito para criar um conteúdo de marketing, poderá perder a janela de oportunidade para que algo seja considerado ‘cool’.”
3. Faça uma análise de concorrência
Em alguns casos, você pode acelerar o processo de pesquisa de público realizando uma análise de concorrência.
Por exemplo, digamos que seu público-alvo seja composto por pais ecologicamente conscientes, donos de casa, com idade entre 25 e 45 anos e alguma renda disponível. Você pode identificar concorrentes de sucesso no setor pesquisando marcas semelhantes online, observando seus clientes ou avaliando menções em mídias sociais e contagens de seguidores.
Em seguida, veja em quais plataformas seus concorrentes estão e se eles estão recebendo curtidas e comentários nesses perfis. Se você observar uma tendência entre vários concorrentes em uma plataforma específica, poderá concluir que seu público-alvo é particularmente ativo nela.

Kara Burney, diretora de conteúdo, compartilha seus insights: “Faça uma auditoria das marcas com as quais você compete diretamente, bem como dos grandes players que você sonha em incomodar e dos principais influenciadores do mercado. Isso lhe fará reconhecer os canais que devem ser priorizados, além dos assuntos relevantes. Em seguida, explore o espaço em branco destinado para ter um diferencial de marca e ser pioneiro nas ideias.”
Uma análise de concorrência também pode ajudar a identificar tipos de conteúdo de sucesso, características da marca e frequência de publicação. Embora você não queira imitar outra empresa exatamente, a pesquisa pode ajudar a identificar táticas que funcionam para empresas como a sua.
Na hora de criar conteúdo, você e sua equipe criativa podem criar materiais que sejam exclusivos para o seu negócio e que carreguem sua proposta única de valor, mas que se inspirem nas ações positivas que você vê os concorrentes fazendo.
4. Selecione as plataformas
Para selecionar plataformas para sua estratégia de marketing nas redes sociais, comece com o público-alvo, descartando quaisquer plataformas que não tenham uma boa fatia de usuários que façam sentido para seu negócio. Em seguida, considere os recursos, a exibição e o desempenho de formatos específicos de conteúdo em cada rede.
Por exemplo, se você planeja vender produtos, considere uma plataforma com recursos de compras no aplicativo, como o Instagram. Se você planeja publicar links para posts ou artigos de blog, considere uma plataforma como X ou LinkedIn, que pode destacar as imagens de links externos.
Para identificar seus canais, Rand Fishkin, fundador da Moz, tem dicas:
“Encontre a interseção de três elementos:
- Canais onde seus clientes e os influenciadores deles estão ativos e atentos;
- Canais onde você pode oferecer um valor único, algo além daquilo que todos estão fazendo;
- Canais pelos quais você possua paixão e interesse.
Caso satisfaça esses critérios, você poderá ter uma chance real de realizar um ótimo marketing nas redes sociais. Caso contrário, pode valer a pena buscar outros tipos de investimento e deixar as redes sociais de lado, até que você consiga encontrar essa interseção ou contrate profissionais que sejam capazes disso.”

5. Entenda o comportamento da marca em cada rede
Embora o conteúdo das suas redes sociais reflita a identidade da sua marca, você pode optar por pequenas variações no visual, no tom e na voz, dependendo do canal. Por exemplo, você pode permitir um tom levemente irônico no X (antigo Twitter), mas manter o conteúdo do LinkedIn contido, visto que a plataforma é predominantemente para networking empresarial.
Depois de estabelecer uma marca nas redes sociais, crie diretrizes de marca, anotando quaisquer variações específicas da plataforma. Isso ajudará a manter a coerência do seu conteúdo.

“O fato é que, se uma empresa quiser ser expert em todas as redes sociais, ela muito provavelmente não se especializará em nenhuma delas. É por isso que vale mais a pena “especializar-se em apenas uma” – dominando uma única plataforma de rede social e investir todos os seus esforços nela, em vez de pulverizar-se por todas”, compartilhou Marcus Sheridan, da The Sales Lion.
6. Desenvolva uma estratégia de conteúdo
Use seus objetivos, pesquisa de público-alvo e análise de concorrência para identificar os principais assuntos, formatos de postagem e frequência de publicação, bem como o horário de postagem em cada plataforma de rede social.

Para criar conteúdo atraente e manter seu público engajado, resista à tentação de se concentrar demais em conteúdo promocional. Uma regra comum para uma estratégia eficaz de marketing em redes sociais é que 80% do seu conteúdo deve entreter ou informar, e 20% deve promover diretamente sua empresa.
Por exemplo, imagine que seu principal objetivo é aumentar as vendas de suas garrafas de água reutilizáveis. Seu público-alvo é preocupado com a saúde e com o meio ambiente, e seus concorrentes alcançam um alto engajamento em postagens sobre bem-estar e conteúdo em vídeo.
Sua estratégia de conteúdo pode incluir posts sobre os impactos ambientais negativos das garrafas plásticas de água, os riscos à saúde dos plásticos descartáveis e dicas positivas de bem-estar. Esse conteúdo pode vir na forma de vídeos curtos, trechos de artigos longos do seu blog e infográficos da sua marca.
Métricas de marketing de redes sociais
As equipes de marketing usam métricas de mídia social para avaliar os resultados das campanhas e identificar táticas de sucesso, permitindo que a estratégia seja ajustada para otimizar os resultados. Aqui está uma lista de métricas que fornecem insights valiosos:
- Alcance. O número de pessoas únicas que veem uma publicação nas redes sociais.
- Impressões. O número de vezes que uma publicação é exibida aos usuários.
- Engajamento. O número de curtidas, comentários, cliques, compartilhamentos ou mensagens diretas em uma publicação individual ou em uma conta inteira.
- Taxa de engajamento. A porcentagem de usuários alcançados que interagem com uma publicação em relação a todos os que a visualizaram. A fórmula para calcular isso é: taxa de engajamento = engajamento da publicação / alcance da publicação.
- Taxa de amplificação. A porcentagem de seguidores, dentre todos eles, que compartilham uma publicação. A fórmula para isso é: taxa de amplificação = compartilhamentos da publicação / total de seguidores da conta.
- Taxa de cliques. A porcentagem de pessoas, dentre todas as vezes que a publicação foi exibida, que clicam em um link da sua publicação. A fórmula para isso é: taxa de cliques = cliques no link da publicação / impressões da publicação.
- Visualizações da conta. O número de pessoas que visualizam os perfis da sua empresa nas redes sociais.
- Taxa de crescimento da audiência. Uma medida da velocidade de crescimento da sua audiência, expressa em porcentagem. A fórmula para isso é: taxa de crescimento da audiência = (novos seguidores líquidos em um determinado período / total de seguidores) x 100.
- Custo por clique (CPC). Uma medida de custo-benefício expressa pelo valor que você paga por cada clique que uma publicação recebe. A fórmula para isso é: CPC = gasto com anúncios / número de cliques.
- Taxa de conversão. A porcentagem de pessoas que realizam uma ação desejada, como comprar um produto ou preencher um formulário de contato. A fórmula para isso é: taxa de conversão = número de impressões / número de pessoas que realizam uma ação desejada.
- Retorno sobre o investimento (ROI). Uma medida da lucratividade de uma campanha de marketing em mídias sociais. A fórmula para isso é: ROI = lucros atribuíveis a uma campanha / custo total da campanha.
- Menções. O número de vezes que os usuários mencionam sua empresa em uma plataforma.
- Share of Voice (SOV). A frequência das menções à sua empresa em comparação com a dos seus concorrentes, expressa em porcentagem. A fórmula para isso é: SOV = (número de menções à sua marca / número de menções às marcas concorrentes) x 100.
- Sentimento social. A distribuição de sentimentos neutros, positivos e negativos sobre sua empresa. A fórmula para isso é: sentimento social = (número total de menções positivas - número total de menções negativas) / número total de menções.
Mudanças são constantes no marketing de redes sociais
O assunto em comum aqui parece indicar que o cenário das redes sociais está em constante desenvolvimento. Um player toma uma atitude, e os outros reagem – trata-se de um ambiente completamente imprevisível.
O Facebook parece ser um dos players mais fortes, devido ao seu foco em englobar novos formatos de mídia. Porém, quando falamos sobre o que os clientes desejam em uma plataforma social, não há nada comparável à autenticidade incentivada pelo TikTok.
O único conselho que supera o teste do tempo é este: focar na qualidade do seu conteúdo publicado – e tomar decisões objetivas sobre onde você investirá seus recursos limitados.
Conforme os algoritmos mudam e os canais se renovam, as empresas que continuarão sendo bem-sucedidas serão aquelas capazes de se adaptar rapidamente, bem como produzir de forma inteligente e focar nas pessoas que pretendem atingir sem perder a consistência do branding.
Ler mais
- Otimize suas páginas de produto- 9 dicas infalíveis para aumentar as conversões
- Como fazer um post de inauguração para sua loja nas redes sociais
- A “teoria do sim”- como ser um YouTuber em tempo integral
- Como Uma Mãe Usou o Pinterest Para Fazer Seu Negócio Online Crescer
- 8 Ferramentas de Redes Sociais para Proteger Sua Reputação
- Como colocar seus Facebook Ads no piloto automático
- Canais das redes sociais- uma escolha estratégica
- Como ganhar dinheiro no YouTube (sem precisar de milhões de seguidores)
- O Segredo Para Fazer o Pitch do Seu Produto no Reddit (Dica- Não Faça)
Perguntas frequentes sobre marketing de redes sociais
O que os profissionais de social media marketing fazem?
Profissionais de marketing de redes sociais promovem os produtos ou serviços de uma empresa nas redes sociais. Eles podem desenvolver uma estratégia de conteúdo, monitorar tendências, criar posts envolventes em diferentes formatos, agendar e publicar postagens, além de monitorar e analisar dados.
Que tipos de conteúdo têm melhor desempenho nas mídias sociais?
Embora as especificações variem de acordo com a plataforma, os seguintes tipos de conteúdo tendem a ter bom desempenho em canais sociais:
- Vídeos curtos: TikTok, YouTube e Instagram
- Conteúdo gerado pelo usuário: Instagram, X, LinkedIn e Facebook
- Conteúdo da cultura da empresa: Facebook, LinkedIn e X
- Imagens de alta qualidade: Pinterest, Instagram e Facebook
- Infográficos: X, Pinterest, Instagram, LinkedIn e Facebook
Como as empresas podem medir o sucesso de suas campanhas de marketing em mídias sociais?
As empresas monitoram métricas de rede social — como engajamento, alcance, taxa de cliques e conversões — para medir o sucesso de suas campanhas de marketing e calcular o retorno sobre o investimento (ROI).
Quais são alguns erros comuns de marketing de mídia social que você deve evitar?
Empresas que estão começando às vezes cometem estes erros comuns de marketing de redes sociais:
- Escolher as plataformas erradas para o público-alvo desejado
- Não acompanhar métricas
- Não publicar com frequência suficiente
- Excesso de conteúdo promocional
- Negligenciar a gestão da comunidade