Quer abrir uma loja virtual?

O que é domínio próprio e quais as vantagens de criar presença digital

 pessoa empilhando blocos coloridos escritos www com teclado ao fundo

 Se você chegou neste artigo é porque provavelmente tem ou pretende ter uma loja virtual ou e-commerce e já está pensando em um domínio web para chamar de seu. E você está no caminho certo!

Ter um nome exclusivo para localizar e identificar sua marca na web é fundamental para quem quer ter presença digital, além de ser mais profissional e facilitar na promoção de sua empresa. E quanto antes você resolver isso, melhor, não é mesmo?!

A partir de agora você vai ficar por dentro de todas as informações sobre domínio web, como funciona, o que é preciso para ter um funcionando e, principalmente, quais as vantagens comerciais para sua marca de ter um domínio próprio e exclusivo.


Antes de ir direto para o WWW, entenda o que é domínio web

A primeira coisa que você precisa saber é que registrar um domínio é o primeiro passo para garantir a publicação de um site, já que, resumindo, ele é o endereço do seu site e funciona como a porta de entrada para que as pessoas acessem seu conteúdo.

Uma boa definição para domínio web é que ele é o nome do site alojado em um servidor da internet, também conhecido como endereço eletrônico ou URL, ou seja, o endereço da sua página na internet, o que as pessoas vão digitar em seu navegador para encontrar o site da sua marca.

E na internet, toda máquina possui um endereço IP, que é um conjunto de números que funcionam como um endereço físico. Mas imagina se os usuários precisassem decorar várias sequências numéricas? O uso da internet como conhecemos hoje em dia seria impossível, por isso, o nome de domínio surgiu para solucionar essa questão, já que é apenas um conjunto de caracteres seguido de uma extensão (como “.com.br”, por exemplo) e, convenhamos, bem mais fácil de memorizar.

Se você digitar uma URL no seu navegador, acessará a aplicação web disponível no servidor que estiver hospedando o domínio e você vai perceber que ele é único e exclusivo, pois jamais vai encontrar dois sites com o mesmo domínio.

Além de facilitar o acesso e a localização de sites de empresas e lojas virtuais e estratégias de marketing digital, o domínio web também pode ser usado para a criação de e-mails exclusivos, bem como para aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Serviços de Busca). Mais informações sobre essas dicas e vantagens você vai ver mais adiante neste artigo.

mulher em segundo plano digitando em barra de navegação www e o resto do domínio em branco

Não aperte o ENTER, já. Saiba como funciona o domínio

Quando você acessa um domínio no seu navegador, uma rede global de servidores DNS (Domain Name System, na tradução sistema de nomes de nomes de domínios) localiza e traduz os endereços do site para números IP, e dessa forma é possível acessar o conteúdo do domínio web armazenado na hospedagem desse determinado IP, permitindo a comunicação entre computadores.

Também devo salientar que o domínio possui uma estrutura e é importante entendê-la antes de colocar a mão na massa e criar o seu. Registrar um domínio pode parecer e é algo simples, porém tem alguns detalhes que fazem parte da anatomia do endereço eletrônico.

Basicamente, os domínios têm até três partes em sua composição: o nome, a extensão ou categoria e o código do país, que é opcional. Veja o exemplo de shopify.com.br. Shopify é o nome escolhido para o domínio, que identifica a empresa, o .com é a extensão que determina a categoria do domínio, e .br é o código do país que fecha o endereço eletrônico, indicando que o domínio está localizado no Brasil.

cubos coloridos com nomes de domínios de vários países e outros escritos sobre teclados

O nome é a identidade fixa do seu domínio próprio, a parte em que você tem mais liberdade para criar e, por isso, precisa ter uma forte conexão com sua marca e o que oferece em seu site. Deve ser curto e fácil de lembrar, de preferência, e obedecer a algumas regras sintáticas que vão depender do código do país.

A extensão também é conhecida como gTLD (Generic Top-Level Domain) ou em português, DPN (Domínio de primeiro nível), e é o que determina a categoria a qual o domínio pertence. A extensão é formada por mais de duas letras e pode ser usada em qualquer localidade, além de indicar para qual área um endereço eletrônico é voltado, ajudando na representação da empresa. Alguns exemplos de gTLDs originais são: .com, .org, .gov., .net., etc. Umas mais recentes, criadas para ampliar as opções de nomenclatura para determinados setores e interesses são: .life, .top., .fun, entre outras.

Já as ccTLDs (Country Code Top-Level Domain) são siglas de duas ou mais letras no final do domínio web indicando o país de origem. Além de serem consideradas extensões nacionais, geralmente ficam restritas para utilização de cidadãos ou empresas que atuam em determinado país. Mas vale ressaltar que esse código não é obrigatório no registro do domínio. Aqui no Brasil, usamos a terminação .br, gerenciada pela entidade Registro.br, mas já existem outras ccTLDs específicas para algumas cidades brasileiras.

Web design: por que a primeira impressão importa?

Confira nossas 10 dicas de web design para que sua loja virtual chame a atenção dos clientes certos.

E por que ter um domínio próprio?

Você já sabe o que é o domínio em si, sua estrutura e como funciona, mas ainda não está visualizando bem como isso pode se aplicar a você a à sua empresa, certo? A resposta é prática e direta: ter um domínio próprio é fundamental para que usuários consigam localizar sua página de forma mais fácil e isso, obviamente, influencia diretamente no seu desempenho e do seu negócio online.

Ter um domínio próprio é ter um domínio registrado única e exclusivamente para você e sua marca, com um nome que identifique seu produto e serviço, estabelecendo uma conexão mais rápida para o que você quer oferecer e seus clientes, além de ser uma forma bem mais fácil de divulgação.

Para quem quer investir no mercado digital, um domínio próprio é, sem dúvida, quase obrigatório, visto que domínios gratuitos não oferecem os mesmos recursos que um endereço registrado. Fora que você não vai querer passar uma imagem amadora do seu negócio, podendo afetar a confiança do seu cliente e prejudicar a imagem da sua marca. Vale lembrar que páginas hospedadas em domínios gratuitos não aparecem nas primeiras páginas de buscas, o que vai dificultar e muito sua vida no ambiente digital.

Além disso, com um domínio próprio registrado, você tem a autonomia de escolher as configurações de servidor, gerenciar contas de e-mails, criar possíveis subdomínios (um endereço que faz parte do domínio), instalar aplicações, entre outras possibilidades que vão depender do seu plano de hospedagem, que é a parte responsável pelo armazenamento de dados, arquivos, imagens, textos, etc. do seu site.

pessoa digitando em laptop

Um bom nome de domínio web faz a diferença em uma boa busca 

Pense que o domínio do seu site deve representar a identidade da sua marca e ser fácil de lembrar. O nome certo vai refletir o que sua empresa oferece ao usuário e, por isso, deve estar relacionado à proposta do site. Veja a seguir algumas dicas sobre como escolher um domínio que tenha tudo a ver com o seu negócio.

Inesquecível e criativo

Muitos dos seus clientes vão preferir memorizar o nome do seu domínio e quem sabe, compartilhá-lo, por isso, escolha um nome simples, breve e direto e que seja fácil de lembrar, mas ao mesmo tempo que seja criativo e relacionado aos produtos ou serviços que seu negócio oferece. 

Lembre da concorrência

Na hora de escolher seu domínio, faça uma boa pesquisa para não optar por um nome semelhante ao de um concorrente ou correr o risco de violar a marca registrada de outra pessoa.

mesa de trabalho com laptop, bloco de anotações em branco com lápis e fone de ouvido

Saiba qual extensão usar

A extensão .com é a mais usada em todo o mundo e, portanto, a mais famosa. Mas leve em consideração a região onde seu negócio será comercializado na hora de optar pela gTLD, já que isso vai categorizar seu endereço eletrônico.

Tenha um endereço descritivo

Se o nome da sua marca não indicar o tipo de produto que você vende ou o serviço que presta, tente escolher um nome de domínio mais descritivo possível para ajudar seus clientes a entender do que se trata seu site antes de acessarem. Além disso, esse tipo de domínio já é, por si só, rico em palavras-chave, o que é ótimo para os mecanismos de busca.

Pense em SEO

Se você depende do tráfego dos motores de busca, use palavras reais e comuns, que as pessoas costumam pesquisar. Mas que se relacionam, claro, com a sua marca.

mesa de trabalho com laptop, caderno de anotações com canerta e telefone celular

6 vantagens de ter um domínio próprio

Os benefícios de ter um domínio web vão além de facilitar a localização do endereço eletrônico da sua marca. Veja a seguir ainda mais vantagens para você não pensar duas vezes em criar o seu domínio próprio hoje mesmo.

1. Divulgação mais fácil

Com um domínio próprio, você tem um nome personalizado e de fácil memorização que se relaciona com a sua marca e com os produtos ou serviços que oferece. Dessa forma, fica mais fácil divulgar sua página para seus clientes e fazer com que ela seja localizada com mais rapidez pelos mecanismos de buscas.

2. Confiabilidade do cliente

Sem sombra de dúvidas, um dos principais benefícios do domínio próprio é garantir a confiabilidade do seu negócio virtual, mostrando para seus clientes que você se preocupa em oferecer uma experiência mais completa e segura para os usuários que navegam no seu site, principalmente, no caso de transações financeiras. Coisa que pode transmitir certo amadorismo e desorganização caso você hospede seu site em um subdomínio.

3. Melhor visibilidade online

Ao usar um domínio próprio, a visibilidade do seu site em mecanismos de busca, como o Google, é ainda maior, já que eles priorizam páginas que têm domínios próprios. Com isso, o posicionamento do seu site nos resultados de busca apresentados aos usuários pode ter um impacto bem positivo.

teclas www do teclado soltas sobre superfície escura

4. SEO

Fica mais fácil configurar as técnicas de otimização de buscas, ou SEO, com um domínio próprio e monitorar o tráfego do seu site usando o Google Analytics, por exemplo, para analisar o comportamento do consumidor, os produtos e serviços mais pesquisados, os conteúdos mais lidos, entre outros. Essas informações são úteis para melhorar o desempenho do seu site.

5. E-mail personalizado

Uma excelente vantagem do domínio próprio é poder criar e-mails personalizados para cada setor de sua empresa, o que traz uma imagem mais profissional e organizada, passando mais credibilidade para seu público.

6. Sub-domínios

Uma outra possibilidade que pode gerar resultados diretos para sua empresa são os sub-domínios, que são uma divisão dos domínios, ou seja, um endereço que faz parte de um domínio. Com os sub-domínios, você pode gerir melhor as interações dos usuários em cada página que você criar dentro do seu site, gerando maior autonomia.

mesa de trabalho com laptop, caderno, porta lápis, caixas e imagens

Registre seu domínio na Shopify

Agora que você já acessou o universo do domínio web e sabe como, por que e as vantagens de criar o seu domínio próprio para seu negócio online, crie o seu aqui mesmo na Shopify, que tem todas as ferramentas necessárias para você configurar tudo de forma automática, sem dor de cabeça.

página da Shopify para comprar e registrar um nome de domínio

É tudo muito simples: 

💡Acesse shopify.com.br/dominios para saber como comprar e registrar um nome de domínio.

💡Para saber informações sobre hospedagem de domínios de forma segura, clique aqui: www.shopify.com.br/dominios/hospedagem

💡Acessando www.shopify.com.br/dominios/pesquisar-disponibilidade, você pode pesquisar a disponibilidade de um nome de domínio e criar seu site em alguns minutos.

💡Em shopify.com.br/ferramentas/gerador-nome-de-dominio, você pode descrever sua marca em uma palavra e gerar um nome para seu domínio.

💡Você também pode acessar o banco de dados WHOIS em www.shopify.com.br/ferramentas/whois para encontrar informações importantes sobre um domínio.

📽️A loja Shopify faz tudo! Saiba como configurar o domínio web 

As especialistas da Shopify Mari Azevedo e Dani B. contam quais as principais dúvidas na hora de comprar e configurar um domínio. No vídeo, você vai aprender como transferir um domínio web e conectá-lo à sua loja.

 

Perguntas frequentes sobre domínio próprio

O que é domínio próprio?

Domínio próprio é o nome do seu site alojado em um servidor da internet, também conhecido como endereço eletrônico ou URL, ou seja, o endereço da sua página na internet, o que as pessoas vão digitar em seu navegador para encontrar o site da sua marca.

Por que ter um domínio próprio?

Ter um domínio próprio é fundamental para que usuários consigam localizar sua página de forma mais fácil e isso, obviamente, influencia diretamente no seu desempenho e do seu negócio online. Ter um domínio próprio é ter um domínio registrado única e exclusivamente para você e sua marca, com um nome que identifique seu produto e serviço, estabelecendo uma conexão mais rápida para o que você quer oferecer e seus clientes, além de ser uma forma bem mais fácil de divulgação.

Quais as vantagens de ter um domínio próprio?

Você consegue uma divulgação mais rápida da sua marca já que o domínio ajuda na memorização do site, você ganha a confiabilidade do cliente com um site profissional, você tem uma melhor visibilidade online tanto nas redes sociais quantos nos mecanismos de busca, fica mais fácil configurar as técnicas de SEO com um domínio próprio, você tem o benefício de poder criar e-mails personalizados para cada setor do seu negócio, deixando tudo mais organizado e, também há a possibilidade de criação de sub-domínios em seu site, dividindo as páginas em categorias, gerando maior autonomia para gerir as interações dos clientes.

Which method is right for you?Sobre a autora

Ingrid Varella é jornalista, atua como tradutora e redatora, e é cantora nas horas vagas. Está sempre em busca de conhecimento, com uma xícara de café de um lado e sua gata do outro.

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Entre em contato a nossa Central de ajuda