Os cartões-presente digitais se tornaram uma opção para as lojas físicas complementarem seu fluxo de caixa e serem incentivadas (mesmo à distância!) por seus clientes durante a crise da covid-19.
Porém, nem toda loja tem uma solução para vender cartões-presente on-line. Como parte da reação da Shopify à covid-19, liberamos a opção de cartão-presente para todos os planos de assinatura. Com essas medidas, ficará mais fácil para os negócios locais afetados pela pandemia passarem a vender pela internet.
Siga o passo a passo abaixo para configurar sua loja de cartão-presente em menos de meia hora. Depois de colocá-la no ar, experimente dar um trato no visual da loja ou pense em outras maneiras de deixar o seu negócio cada vez mais virtual, oferecendo, por exemplo, uma opção de entrega para “comprar on-line e retirar sem contato físico”.
O que tenho que fazer?
Os cartões-presente digitais são uma das formas mais rápidas de lojas físicas começarem a vender pela internet e garantirem um fluxo de caixa imediato. Siga as orientações abaixo:
- Crie uma loja virtual simples e compartilhe sua URL com clientes que querem ajudar o seu negócio.
- Assim, seus clientes vão poder comprar e pagar por cartões-presente na sua nova loja on-line.
- Os cartões-presente adquiridos são entregues aos seus clientes por e-mail.
- Todos os cartões-presente ativos podem ser rastreados e gerenciados na plataforma da Shopify à medida que os clientes os resgatarem no futuro.
- Conforme você lançar novos produtos que podem ser adquiridos virtualmente ou colocar seus produtos disponíveis para entrega e retirada no local, os clientes vão poder resgatar os cartões-presente no checkout. Os cartões-presente que você criar não têm data de validade, ou seja, nunca expiram.
Como criar uma loja da Shopify para vender cartões-presente
- Comece o teste gratuito da plataforma
- Crie um cartão-presente
- Personalize sua loja
- Inaugure sua loja
- Gerencie as vendas de cartão-presente
- Próximos passos
💡 Antes de criar sua loja, você precisa importar um logotipo da sua empresa e algumas fotos que ajudem a representar a sua marca. Se você não tem fotos prontas para uso comercial, dê uma olhada nas opções disponíveis no Burst, nosso banco de imagens grátis.
1. Comece o teste gratuito da plataforma
Visite pt.shopify.com para começar a criar sua loja virtual com um período de avaliação gratuita.
Escolha o nome da loja, que será o seu domínio, ou a URL que seus clientes vão acessar para comprar seu cartão-presente.
Por padrão, seu domínio ficará assim: nomedasualoja.myshopify.com. Neste passo a passo, vou chamar a minha loja de “katiescafeonline”; logo, minha URL será katiescafeonline.myshopify.com. Mais para frente (e se quiser), você pode adquirir um domínio (ex: katiescafe.com), mas não precisa fazer isso agora para começar a vender seus cartões-presente.
Depois de criar uma conta com a Shopify, você terá que responder a algumas perguntas para concluir a configuração. Assim que fizer isso, você será direcionado para a sua loja da Shopify.
Selecione um plano para acessar o recurso de cartões-presente. Por ora, o plano Basic dá conta do recado. Informe também os dados do seu cartão de crédito ou endereço do PayPal. Como você está aproveitando o teste gratuito da plataforma, você não será cobrado por esse período. E não se preocupe: você receberá um lembrete quando a avaliação estiver prestes a acabar.
2. Crie seu cartão-presente
Loja criada, plano selecionado, é hora de criar um cartão-presente digital acessando Produtos > Cartões-presente ou clicando aqui. Ative o recurso de cartões-presente clicando no botão Vender cartões-presente ; em seguida, clique em Editar produto > Adicionar um produto “cartão-presente”.
Agora você pode personalizar seu cartão-presente:
- Título: o nome do produto (cartão-presente). Eu batizei o meu de “Katie’s Cafe COVID-19 Relief Gift Card”, para explicar para os clientes o que eles estão comprando.
- Descrição: descreva o seu produto e como ele vai ajudar o seu negócio a atravessar a pandemia. Explique aos clientes como resgatar o cartão-presente; seja específico e objetivo. Se você ainda não sabe como o resgate vai acontecer na sua loja, seja honesto e fale isso para os seus clientes.
- Mídias: você pode aproveitar a imagem padrão para representar o seu cartão-presente ou criar uma imagem personalizada gratuitamente, usando uma ferramenta como o modelo de vale-presente do Canva.
- Quantias: defina os diferentes valores que os clientes podem adquirir. Os valores sugeridos por padrão são suficientes. Os clientes sempre podem comprar mais de um cartão-presente.
- Disponibilidade do produto: selecione em quais canais você venderá o seu produto. Por ora, selecione a opção “Loja virtual”. Você pode configurar outros canais de venda depois.
Por fim, clique em Salvar. Pronto! Você criou o seu cartão-presente digital.
3. Personalize sua loja da Shopify
Depois de criar o cartão-presente, é hora de configurar a sua loja virtual.
Como o objetivo agora é lançá-la logo para começar a vender o quanto antes, só vou explicar as configurações básicas para você montar a página inicial. Fique à vontade para aprimorar o visual da sua loja virtual depois, com mais tempo e calma.
Para começar a personalizar a sua loja, acesse Canais de venda > Loja virtual > Temas (ou clique aqui). Para o propósito deste guia, vou usar o Debut, o tema padrão (ou seja, o modelo de site) da Shopify, mas você pode clicar em “Explorar temas gratuitos” para dar uma olhada em mais opções.
Clique em Personalizar para acessar o editor de temas, onde você poderá editar a “página inicial” da loja virtual.
O design da página inicial é dividido em várias Seções à esquerda da tela, como “Produto em destaque” ou “Depoimentos”. Você pode adicionar, remover, ocultar ou reorganizar a disposição das seções da sua página inicial como bem entender. Mexa nas seções para montar uma página inicial que faça sentido para a sua empresa. Neste guia, serei objetiva:
Clique em cada seção e clique no botão Remover seção para apagá-las permanentemente até sobrar uma seção Imagem com sobreposição de texto (Image with text overlay). Você também pode clicar no ícone que parece um olho para ocultar as seções sem apagá-las, para caso queira utilizá-las depois.
Clique na seção Imagem com sobreposição de texto para começar a editá-la. Adicione uma Imagem que represente a sua empresa e que seus clientes não tenham dificuldade para reconhecer.
Preencha os campos Título e Texto para informar o que você quiser aos seus clientes sobre o status do seu negócio e os planos que você tem em mente para atravessar a pandemia. Ao terminar de editar essa seção, clique na seta que aponta para a esquerda (canto superior esquerdo) para sair.
Clique em Adicionar seção e selecione Produto em destaque—para destacar seu cartão-presente na página inicial. Aqui você decide como exibir o seu cartão-presente.
Não esqueça de marcar a caixa “Exiba um seletor de quantidade”, para os clientes poderem comprar quantos cartões-presente quiserem; e desmarque a caixa “Exibir etiquetas variantes”. Ao terminar, clique na seta que aponta para a esquerda (canto superior esquerdo).
Agora você tem uma página inicial básica. Fique à vontade para adicionar mais seções se julgar necessário, como uma galeria de imagens ou depoimentos. Quando estiver satisfeito com o visual da página, siga em frente: faltam apenas mais alguns ajustes para fazer antes de lançar sua loja virtual.
Clique em Cabeçalho para editar a parte superior da sua loja virtual (onde fica o nome da loja). Você pode adicionar seu logotipo e fazer outras personalizações de acordo com o tema escolhido. Ao terminar, clique na seta que aponta para a esquerda (canto superior esquerdo).
Por fim, clique em Configurações do tema para personalizar outras áreas da loja, caprichando no visual. Coloque os perfis que a sua empresa tem nas redes sociais, adicione seu logotipo como um favicon e não deixe de estampá-lo no checkout também! Nada disso é obrigatório, mas ajuda a deixar o seu site com um ar profissional e confiável.
Quando estiver satisfeito com a sua loja, clique em Salvar . Clique o logotipo da Shopify em roxo, no canto esquerdo superior da tela, para concluir a configuração.
Este é o último passo! Na página Temas, clique em Configurações no canto inferior direito e clique em Provedores de pagamento (ou clique aqui para abrir direto na página). Role para baixo e, na seção Captura de pagamento, selecione automaticamente (forma de captura do pagamento para pedidos), para que você não tenha que selecionar manualmente a captura de pagamentos quando os clientes comprarem um cartão-presente. Se você decidir vender outros produtos na sua loja virtual, talvez valha a pena repensar essa seleção. Clique em Salvar ao terminar.
4. Inaugure a sua loja
Tudo pronto para o lançamento! Vá em Loja virtual > Preferências (ou clique aqui), role para baixo até a seção Proteção por senha, desmarque a opção Habilitar senha e clique em Salvar. Isso removerá a página de senha da sua loja virtual, deixando-a acessível para o público geral.
Você já pode divulgá-lo por meio das redes sociais, e-mail, no boca a boca... Aposte na criatividade! A Shopify também tem uma série de recursos de marketing excelentes para você explorar.
Como aceitar pagamentos
Para receber pagamentos, selecione um provedor de pagamento e termine de configurar a sua conta, preenchendo os dados da sua empresa e seus dados bancários. Consulte a nossa documentação de ajuda para saber mais sobre como receber pagamentos.
5. Gerencie as vendas de cartão-presente
Depois de criar e lançar sua loja virtual, é hora de explicar o que acontece com seus cartões-presente quando eles são adquiridos pelos clientes e o que dá para fazer com eles.
Os pedidos de cartão-presente vão aparecer em Pedidos >Todos os pedidos à medida que forem adquiridos por clientes. Como sua loja está configurada para capturar pagamentos automaticamente, você não precisa mexer em nada quando chegarem novos pedidos.
Para ver uma lista completa dos cartões-presente ativos, acesse Produtos > Cartões-presente. Cada cartão-presente é rastreado aqui para você ter acesso aos dados do cliente, ao saldo e à data de compra.
Esses cartões-presente poderão ser resgatados pela sua loja da Shopify no futuro, mesmo se você adicionar itens novos, disponíveis on-line ou para retirada.
Próximos passos
Você já tem uma loja virtual simples e sabe criar cartões-presente personalizados. Vamos aprender um pouco mais?
Como criar uma imagem personalizada para seus cartões-presente
Uma cartão-presente personalizado, refletindo a sua marca, evoca uma aparência mais profissional para a sua loja virtual. Mesmo que você não seja um designer profissional, é possível criar uma imagem personalizada sem gastar nada usando o modelo de vale-presente do Canva. Depois, é só substituir a imagem que você criou pela imagem padrão na sua página de produto.
Desconto em cartões-presente para retribuir clientes que fazem compras generosas
Que tal recompensar seus clientes mais fiéis por ajudarem você nesse momento difícil oferecendo um desconto quando eles adquirirem um cartão-presente de um valor maior? Além de aumentar o fluxo de caixa imediato que você pode gerar por venda, é uma forma bacana de agradecer e retribuir a generosidade dos seus clientes.
Não hesite em falar com seus clientes recorrentes mais fiéis. Eles costumam gastar um bom dinheiro com você ao longo do ano. Incentive-os a apoiar o seu negócio agora, oferecendo um desconto para quando eles adquirirem um cartão-presente.
Você pode criar um desconto aplicável sobre todos os valores de cartão-presente da sua loja ou criar descontos que valem apenas para determinados valores ou limites de compra. É você quem decide como retribuir a ajuda dos seus clientes.
Vamos analisar um exemplo com um desconto automático de 15%, válido para todos os valores de cartão-presente. Os clientes vão ver esse desconto ser aplicado automaticamente no checkout, mas não deixe de falar sobre ele já na página de produto:
- Vá em Descontos > Descontos automáticos na plataforma da Shopify (ou clique aqui).
- Clique em Criar desconto e selecione Desconto automático para os clientes aproveitarem o desconto sem precisar digitar um código.
- Selecione o tipo de desconto (Percentual; Valor fixo; Compre X, ganhe Y). Vou escolher o tipo Percentual.
- A seção Valor mudará dependendo do tipo de desconto que você selecionar. Como eu escolhi o tipo Percentual, vou definir o Valor em 15% e aplicá-lo para Produtos específicos, buscando o cartão-presente (que é um produto) que eu criei.
- Na opção Requisitos mínimos, posso definir o valor mínimo de compra para aplicar um desconto de 15%. Neste caso, quero que o desconto seja válido para todos os valores de cartão-presente que configurei; portanto, defino o valor de $0.01 como requisito mínimo.
- Em Datas ativas, estipulo o início e o fim da validade desse desconto. Como posso removê-lo manualmente mais tarde, defino a data de início e deixo a data de término em branco. Em seguida, clico no botão Salvar.
- Agora que meu desconto está ativo, tenho que voltar e atualizar a descrição do meu cartão-presente para chamar a atenção dos clientes para a oferta e avisar que o desconto será aplicado no checkout (ex: “Queremos presentear você com um desconto de 15% no valor de um cartão-presente para demonstrar nossa gratidão por contar com a sua ajuda em um momento tão difícil. O desconto será aplicado no checkout.”).
- Por fim, teste o desconto para ver se tudo está funcionando corretamente.
Use o Botão Comprar para vender seu cartão-presente em outro site
Se você já tem um site que seus clientes conhecem bem ou se você simplesmente quer vender seus cartões-presente em outro site, aproveite o Botão Comprar.
O Botão Comprar pode ser incorporado em outro site para que os clientes consigam comprar seus produtos. Instale o canal de vendas do Botão Comprar para criar um botão, personalizando sua cor e aparência. Em seguida, gere um código de incorporação para copiá-lo e colá-lo em outro site.
Migre a sua loja para o mundo virtual
Vender cartões-presente digitais é uma forma rápida de levar sua loja física para o mundo virtual. Depois, é importante cultivar uma presença forte da sua marca na internet, pensando em como adaptar o seu negócio à maneira de comprar durante a pandemia da Covid-19 e até depois dela.
Confira abaixo os possíveis próximos passos para a sua empresa:
- Adicionar outros produtos na sua loja virtual.
- Configurar uma opção de entrega para “comprar on-line e retirar sem contato físico” (em breve, disponível em português).
- Personalizar suas mensagens de e-mail para seus clientes.
- Adicionar um domínio personalizado para que sua loja tenha uma URL profissional.
- Divulgar a sua loja na internet.
- Baixar nosso app móvel (disponível somente em inglês) para receber notificações de pedidos no seu celular.
- Explorar nossos temas e app store para personalizar ainda mais a sua loja.
- Adicionar seus funcionários.
- Resolver se e como você vai realizar reembolsos.
Conte com a gente. Se precisar de mais ajuda, fale com a nossa equipe de atendimento. Estamos sempre disponíveis para ajudar, seja para migrar seu varejo físico para uma loja virtual, seja para orientar você a superar seus desafios comerciais.
Sobre a autora
Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.
Post original em inglês: Katie Cerar
Ler mais
- Tudo o que você precisa saber sobre lojas de desenvolvimento
- Como Montar Uma Loja Online E Vender Camisetas Personalizadas
- Como vender relógios e faturar US$13.500
- O que é domínio próprio e quais as vantagens de criar presença digital
- Como montar uma loja virtual de moda fitness
- Estratégias imediatas para lojas físicas em tempos de covid-19
Entre em contato a nossa Central de ajuda